19/10/2015

Encerra Semana de Atenção à Saúde Auditiva de Nova Petrópolis

Iniciativa pioneira foi realizada de 13 a 16 de outubro em todo Município...

A I Semana de Atenção à Saúde Auditiva de Nova Petrópolis encerrou na última sexta-feira, dia 16 de outubro. O fechamento das atividades, iniciadas dia 13, ocorreu em uma coletiva de imprensa, realizada na Unidade Básica de Saúde do Centro. Imprensa local, integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Estratégia de Saúde da Família (ESFs) e Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST/Serra) participaram da atividade. A secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, também prestigiou o momento.

As ações foram realizadas em todos os territórios cobertos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), que compreende 100% do Município. O objetivo da iniciativa foi qualificar e fortalecer a atenção à saúde auditiva em Nova Petrópolis. Durante a Semana de Atenção à Saúde Auditiva foram realizadas triagens auditivas e palestras sobre “Exposição a agentes nocivos à saúde auditiva” e “Prevenção de acidentes de trabalho em zona rural”.

Segundo a fonoaudióloga Aline Almeida, foram realizadas 132 triagens auditivas. “Tínhamos uma fila de espera com 47 pacientes aguardando prótese auditiva. Reavaliamos essas 47 e avaliamos outras 85 pessoas, chegando a 54 encaminhamentos para prótese auditiva. Não diminuímos a fila de espera, que ultrapassa dois anos; mas, qualificamos esta fila. Após este trabalho, somente pacientes que realmente tenham indicação para prótese auditiva permanecem na fila”, explicou ao afirmar que, ao menos, dez pessoas saíram da fila de espera.

A coordenadora do NASF, Camila Maganha, ponderou que este trabalho possibilita a busca por mais vagas no serviço de referência em saúde auditiva, que fica em Caxias do Sul. Nova Petrópolis possui 21 vagas por ano. “Esta escuta qualificada é extremamente importante. Agora temos dados concretos e corretos para embasar nosso pedido por mais vagas junto à referência”, disse.

A fonoaudióloga Nicieli Sguissardi e a bióloga Soeli Dea de Matos, do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST/Serra), acompanharam todas as atividades realizadas durante a I Semana de Atenção à Saúde Auditiva de Nova Petrópolis. Segundo a fonoaudióloga Nicieli, o perfil dos indicados para o uso de próteses auditivas é formado majoritariamente por idosos. “Também identificamos muitas pessoas que não usavam ou não usavam corretamente a prótese. Este trabalho foi muito importante para que todos possam fazer o melhor uso possível das próteses auditivas. Além disso, esta iniciativa possibilitou a detecção de pessoas com audição prejudicada e que apenas quem realmente precisa de aparelho permaneça na fila de espera”, disse Nicieli. A bióloga Soeli abordou o uso de agrotóxicos como agente nocivo à saúde auditiva e defendeu o uso de aparelhos de proteção individual para o manejo destes produtos. “Temos a missão de informar os produtores rurais e mudar comportamentos. Se mudarmos um que seja, já valeu nosso trabalho”, disse Soeli.

“Posso afirmar que as pessoas saíram satisfeitas. Tivemos a oportunidade de mostrar à população que estamos comprometidos em atendê-los. E, principalmente, explicamos porque demora tanto para os pacientes serem atendidos pelo serviço de referência”, concluiu a fonoaudióloga Aline. “Nosso trabalho de acolhimento em saúde auditiva permanece, as ações serão contínuas”, reforçou.

A secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, parabenizou a iniciativa os servidores envolvidos na I Semana de Atenção à Saúde Auditiva de Nova Petrópolis. Em agradecimento à CEREST/Serra, Nicieli e Soeli foram agraciadas com mimos.

Números da I Semana de Atenção à Saúde Auditiva de Nova Petrópolis:

13/10/2015 - ESF Pinhal Alto

33 triagens

7 remoções de rolha (cerume)

2 encaminhamentos para o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST)

1 encaminhamento para otorrino (ORL)

14 encaminhamentos para prótese auditiva (CSCM – AASI)

1 encaminhamento para prótese auditiva (BERA)

14/10/2015 – ESF Vale do Caí

25 triagens

4 remoções de rolha (cerume)

1 encaminhamento para o CEREST