10/02/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Educação se prepara para iniciar ano letivo em Nova Petrópolis

Jornada pedagógica e formação continuada antecedem início das aulas...

Aproximadamente 1.200 estudantes municipais de ensino fundamental devem retornar às instituições de ensino no dia 23 de fevereiro, quando inicia o ano letivo 2015. Antes disso, porém, mais de 250 professores de toda rede de ensino de Nova Petrópolis terão a tradicional Jornada Pedagógica e formação continuada.

A Jornada Pedagógica 2015 – Ensino Fundamental será realizada nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, no Plenarinho da ACINP e nas escolas. O tema deste ano é “A pesquisa como caminho para o conhecimento”. Já a formação continuada para os professsores da Educação Infantil ocorre dia 18 de fevereiro, juntamente com a Jornada Pedagógica; e prossegue dias 21 de fevereiro e 21 de março, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann.

No dia 18 de fevereiro, as equipes docentes serão recebidas, a partir das 08h, no Plenarinho da ACINP, com um café da manhã. A abertura oficial ocorre às 08h40min; após, o dia prossegue com palestras e atividades até às 19h. Na quinta-feira, dia 19, as escolas municipais terão atividades com professores da Universidade de Caxias do Sul sobre “Escola e Pesquisa: um encontro possível” e Oficina de Ambiente Virtual de Aprendizagem. No dia 20, sexta-feira, as escolas municipais terão reuniões gerais e planejamento.

A formação continuada para os professores da Educação Infantil que ocorre no sábado, dia 21, no auditório da Escola Otto Hoffmann, inicia às 08h. Dentre as atividades está a palestra com o mágico contador Eric Chartiot e com a pedagoga Raquel Dilly Konrath.

“Estamos ansiosos pela retomada do ano letivo. Aproveitamos o período de férias para fazer a manutenção das escolas e deixar tudo em ordem para a chegada dos alunos. Na próxima semana teremos a Jornada Pedagógica para os nossos professores. Enfim, estamos nos preparando para receber os alunos e professores com excelência. Estamos garantindo que os alunos tenham ótima estrutura física e profissionais qualificados para um ano letivo memorável. Aos estudantes cabe aproveitar ao máximo o aprendizado na sala de aula, explorando o vasto conhecimento de seus professores, trocando ideias com os colegas, interagindo com o corpo docente e, principalmente, valorizando o estudo de qualidade que lhes é proporcionado pelo Município", disse a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer.

Educação Infantil retonou atividades dia 21 de janeiro

As Escolas Municipais de Educação Infantil estão em plenas atividades há quase um mês. Desde o dia 21 de janeiro, os sete educandários do Município, que atendem cerca de 900 crianças com idade entre 0 a 5 anos e 11 meses, estão em funcionamento.

Durante o período de 30 dias de férias, 165 famílias foram beneficiadas com o auxílio creche. O investimento do poder público municipal foi de R$ 35.800,00.

Recentemente, o governo Lelo e Gregor trouxe mais uma importante conquista à Educação Infantil de Nova Petrópolis, a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Jacob Jaeger em 07 de fevereiro de 2015, um dia que ficará marcado na história de Nova Petrópolis. Um momento marcante para a comunidade escolar, que aguardou a obra há anos, e para o poder público municipal, que conseguiu reaver um projeto quase perdido e concluir a obra.