13/03/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Educação Infantil terá 14 encontros durante a Formação Continuada 2019

Atividades serão realizadas durante o primeiro semestre deste ano

A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realiza a Formação Continuada da Educação Infantil ao longo deste ano. Os encontros iniciaram em fevereiro e devem ser concluídos em julho de 2019. As palestras e atividades ocorrem nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann.

A abertura oficial da Formação Continuada da Educação Infantil 2019 ocorreu dia 22 de fevereiro. O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; o presidente da Associação Turismo e Meio Ambiente (ATURMA), que gerencia a Educação Infantil no Município, José Luiz Cegoni; a assessora do Programa A União Faz A Vida e palestrante, doutoranda Raquel Karpinski Lemes; a coordenadora da Educação Infantil no Município, Andréia Michaelsen de Oliveira; a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Cristiane Kieling; a psicóloga da pasta, Marina Araujo Camelo, e a gerente Administrativa da ATURMA, Cristina Klein Schumann da Chaga, prestigiaram o primeiro encontro do grupo.

Introdução à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi a temática do encontro realizado no dia 22 de fevereiro. Cerca de 160 professores e auxiliares da Educação Infantil participaram da palestra ministrada pela assessora do Programa A União Faz A Vida e palestrante, doutoranda Raquel Karpinski Lemes. Nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, das 19h às 22h, haverá mais um encontro com o tema Reunião Pedagógica e Documentos Escolares ao encontro da BNCC.

Profissionais das Escolas Municipais de Educação Infantil (E.M.E.I.) Ottinho, Pinguinho de Gente, Lydia Braun, Pirulito, Ursinho Carinhoso, Jacob Jaeger, Construindo o Saber, Professora Ignez Cecchini Deppe; e dos espaços que atendem a Educação Infantil, sendo que, nas Escolas Padre Amstad e Pedro Beck Filho atende-se Maternal e Pré-Escola; e Pré-Escola no Bom Pastor, Augusto Guilherme Gaedicke e Luiz Loeser, participarão da Formação Continuada da Educação Infantil 2019. “O Município atende 700 crianças com idade entre 0 a 3 anos e, com a ampliação da E.M.E.I. Ursinho Carinhoso, no Bairro Vila Germânia, poderemos chamar mais 30 crianças, aproximadamente. Na pré-escola atendemos 530 crianças”, detalhou a coordenadora da Educação Infantil no Município, Andréia Michaelsen de Oliveira.

Raquel Karpinski Lemes é doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela UFRGS na Linha de Pesquisa Universidade Teoria e Prática. Especialização em Mídias na Educação - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSUL (2015). Possui especialização em Gestão Educacional - Metodologia e Práticas Inovadoras - Supervisão e Orientação, pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT (2014). Graduação em Normal Superior pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT (2012). Atuação como docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Projetos Interdisciplinares na e com Educação Infantil. Formação para Gestores: Projetos de intervenções Interdisciplinares - Relação teoria/prática. Assessora Pedagógica do Programa A União faz a Vida, com Educação Infantil, Ensino Fundamental, Cooperativas Escolares e Formação de Gestores. Assessoria Pedagógica para elaboração de Diretrizes municipais (PPP e Regimento). Formação no viés do Empreendedorismo. Formação para professores em diversos contextos da educação. Formação com pais da Educação Infantil. Experiência como Docente Universitária com viés Interdisciplinar (Substituições). Tutora EaD na UAB. Tem experiência na área da Educação(EJA, Inclusão de forma Interdisciplinar). Membro do Geu/Ipesq - UFRGS e do Grupo de Estudos/Pesquisa Paulo Freire na FACCAT. Professora/Orientação/Supervisão/Coordenação Pedagógica voluntária. Participou como colaboradora do Referencial Curricular Gaúcho da Educação Infantil (2018). Professora de Educação de Jovens e Adultos, Política Educacional e Educação Básica, Estágio Supervisionado e Identidade Profissional Docente - Licenciaturas na FACCAT.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Programação Formação Continuada da Educação Infantil 2019:

15 de março

* Reunião Pedagógica e Documentos Escolares ao encontro da BNCC - Doutoranda Raquel Karpinski

22 de março

* Primeiros Socorros - Bombeiros Voluntários

29 de março (SERÁ TRANSFERIDO EM FUNÇÃO DA GINCANA MUNICIPAL, A CONFIRMAR)

* Relações familiares e espaço pedagógico ao encontro da BNCC - Doutoranda Raquel Karpinski e diálogos com psicóloga

12 de abril

* Cuidados Pedagógicos na Primeira Infância ao encontro da BNCC - Doutoranda Raquel Karpinski e diálogos com enfermeira

26 de abril

* Alimentação Infantil - Nutricionista Sofia Amanda Rambo

* Atendimento às famílias e aos indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social - Assistente Social Jéssica Teles