28/02/2014

É dia de festa na Serra Gaúcha: Nova Petrópolis comemora 59 Anos

Cerimônia de aniversário reuniu autoridades e comunidade na Rua Coberta...

Nova Petrópolis está em festa. O Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo completa 59 anos de emancipação político-administrativa nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro. Uma cerimônia em homenagem ao Município foi realizada nesta manhã, na Rua Coberta, reunindo autoridades, comunidade e a Banda Municipal.
“Nova Petrópolis, 59 anos de emancipação, de alegrias, dificuldades e esperanças. Mas, acima de tudo, 59 anos de uma certeza: a certeza de que nada é em vão, de que a semente plantada a cada dia se torna mais forte, pujante e soberana de suas intenções do que foi, do que é e do que será. Que Deus ilumine a todos nós que somos os condutores desta história, que começou no século 19 com os primeiros colonizadores, chegou até nós e só o futuro poderá dizer como será. Parabéns Nova Petrópolis, força, saúde e alegria para aproveitarmos cada vez mais a dádiva que é viver neste lugar”, declarou o prefeito Regis Luiz Hahn em seu pronunciamento.
O prefeito Lelo deixou ainda um recado especial aos estudantes presentes na solenidade. “Crianças, sinto muito orgulho de vocês e tenho plena confiança em todos. O futuro de Nova Petrópolis está garantido com vocês”, ponderou.
A prefeita mirim, Caroline Kich, da Escola Estadual de Ensino Fundamental 1º de Maio, agradeceu a oportunidade e disse que Nova Petrópolis é uma cidade repleta de riquezas naturais e culturais. “A comunidade trabalhadora deste Município merece todas as homenagens neste dia tão especial”, declarou a estudante.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Charles Paetzinger, parabenizou a todos que contribuem para que Nova Petrópolis progrida cada vez mais, destacando-se no cenário nacional e mantendo-se um excelente local para viver.
A Banda Municipal de Nova Petrópolis tocou os hinos nacional e municipal, e o público se encarregou de preencher o belo instrumental entoando as letras dos hinos. O prefeito Regis Luiz Hahn, secretários municipais e servidores públicos distribuíram fatias da torta comemorativa para todo o público presente, cerca de 250 pessoas.
As comemorações pelo aniversário do Município não param. A comunidade e visitantes de Nova Petrópolis receberão um belo presente pela passagem dos 59 Anos do Município. O show com a Banda Reação em Cadeia será no dia 09 de março, a partir das 19h, na Rua Coberta; a abertura ficará por conta da Banda Sem Freio, às 17h. A atração musical marcará também o encerramento do Verão no Jardim da Serra Gaúcha e o momento de entrega da premiação às equipes vencedoras da 8ª Gincana Municipal de Nova Petrópolis.

Nova Petrópolis: 59 Anos
A instalação oficial do município de Nova Petrópolis ocorreu no dia 28 de fevereiro de 1955, com o primeiro prefeito Lino Grings. Nova Petrópolis e seus cerca de 19 mil habitantes mantêm viva a essência da sua cultura germânica herdada dos imigrantes, por meio dos costumes, da farta gastronomia, da arquitetura germânica e do seu legado cultural, com as bandinhas típicas alemãs, corais, grupos de danças folclóricas, orquestras e outras tantas manifestações de presevação dos costumes.
A Capital Nacional do Cooperativismo mostra a sua pujança econômica, também por meio das malharias, das fábricas de calçados e móveis, indústria de laticínios e serviços. O sistema cooperativista prospera a olhos vistos. Assim, a comunidade unida, faz da vida uma verdadeira fraternidade entre os povos.
A preservação e a manutenção destes costumes dos colonizadores alemães fazem de Nova Petrópolis um verdadeiro cartão postal. Os atrativos turísticos retratam esta história, enaltecendo a preservação das raízes germânicas.
Nova Petrópolis destaca-se pela qualidade de vida, educação, saúde, infraestrutura e oportunidades, cenário traduzido pelos números do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), feito pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Município ocupa o 14º lugar no ranking gaúcho e a 128ª posição na tabela brasileira, que envolve 5.565 municípios. Além disso, Nova Petrópolis lidera o ranking da longevidade no Rio Grande do Sul.