Secretaria de Educação, Cultura e Desporto
Thaís Link e Kyara Schaefer foram medalha de ouro na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep)
Estudantes da rede pública de ensino de Nova Petrópolis foram novamente reconhecidas com o prêmio Meninas Olímpicas, oferecido pela Procuradoria Especial da Mulher e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. As alunas Thaís Hillebrand Link da Escola Municipal Bom Pastor, e Kyara Mikaella Schaefer da Escola Estadual Piá, compareceram nessa quarta-feira, 10 de abril, à cerimônia de entrega da premiação no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia.
Thaís e Kyara foram destaque na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) com medalha de ouro, e, por isso, escolhidas para estar entre as 34 estudantes gaúchas que receberam o prêmio Meninas Olímpicas em 2024. A entrega da certificação foi feita pela procuradora especial da Mulher, deputada estadual Silvana Covatti.
O reconhecimento é previsto pela Resolução 3.220/2021 da Assembleia Legislativa, e inspirado no movimento Meninas Olímpicas, criado em 2016, no município de Frederico Westphalen. Um vídeo da professora de Computação da Universidade Federal de Santa Maria, Nara Bigolin, que coordenou o projeto, foi exibido durante a cerimônia, relatando a experiência e o quanto essa iniciativa é importante para estimular que mais meninas estejam nas olimpíadas científicas nacionais e internacionais.
Crédito das fotos: Raul Pereira / ALRS