30/11/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Diversidade de manifestações culturais é exaltada na abertura da 26ª Feira do Livro

Cerimônia aconteceu nessa quarta-feira, 29 de novembro, primeiro dia do evento

A diversidade cultural presente nas manifestações populares em Nova Petrópolis foi tema abordado por todas as autoridades durante a cerimônia de abertura oficial da 26ª Feira do Livro nessa quarta-feira, 29 de novembro, primeiro dia do evento. A realização pela primeira vez na Rua Tiradentes, em frente à Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva, também foi exaltada nos discursos por sair de locais mais tradicionais como a Rua Coberta.

Com o tema “A cultura é o nosso patrimônio”, a Feira do Livro de Nova Petrópolis começou com uma programação bastante diversa desde as primeiras horas da manhã. O escritor Pedro Guerra teve momento de bate-papo com alunos da rede de ensino da cidade; também começou na Biblioteca Pública a oficina de Aventura Pronta falando sobre RPG para os aficionados pelo assunto; e vários autores levaram sua experiência para o Espaço Autoral e compartilharam com o público.

Na cerimônia de abertura, o prefeito Jorge Darlei Wolf, acompanhado da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, afirmou que a ideia de realizar o evento na Rua Tiradentes foi muito positiva e oportunizou que as pessoas ficassem mais próximas de onde a leitura e a contação de histórias está presente. “Que ideia fantástica! Isso só é possível quando temos pessoas de coragem, determinação e visão para fazerem tudo isso acontecer”, afirmou, agradecendo a comissão organizadora da Feira.

A coordenadora da Feira do Livro, Jussara Prates, destacou algumas ações promovidas pelo Município que antecederam o evento, como a adesão ao projeto “Livro que te quero ao vivo” da escritora Vivi Costa – patrona da 26ª Feira do Livro –, que oportunizou a distribuição de 270 obras literárias para as escolas de Nova Petrópolis e o atendimento a mais de 400 alunos da rede. Outra iniciativa foi a aquisição de obras dos escritores Milene Barazetti, Athos Beuren e Pedro Guerra para disponibilização às escolas.

Após a cerimônia, foi realizado o lançamento da edição 2023 do livro “Escritores do Amanhã”, desenvolvido pelos estudantes do município com o tema “O Folclore”.

No encerramento, foi exibido o filme “Primum – O grande livro mágico”, baseados na série de livros “Primum” da escritora Vivi Costa, patrona da Feira do Livro de Nova Petrópolis.

Estiveram presentes na abertura, o vice-prefeito Martim Wissmann; os secretários da Fazenda, Ariane Berti, e de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Lüdke; a princesa do Folclore Alemão, Karol Fassbinder; a presidente da Câmara Municipal, Kátia Regina Zummach, e os vereadores Alexandre da Silva e Cláudio Gottschalk.

A 26ª Feira do Livro de Nova Petrópolis acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro. A realização é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação Cultura e Desporto e Departamento de Cultura, com patrocínio de Sicredi Pioneira e Sicoob MaxiCrédito, e incentivo do governo do Estado por meio do Pro-Cultura RS, através do Edital de Coinvestimento Culturas Populares – FAC/RS.

Crédito das fotos: Fotos 50mm