15/04/2015

“Dia Mundial da Voz” movimenta o Jardim da Serra Gaúcha

Evento pioneiro em Nova Petrópolis enaltece a importância da voz...

Em uma iniciativa pioneira, Nova Petrópolis realiza a Campanha “Dia Mundial da Voz", que iniciou dia 09 e prossegue até 17 de abril, com uma intensa programação. O Dia Mundial da Voz é comemorado anualmente no dia 16 de abril. O objetivo da campanha é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana e os cuidados com a mesma para a promoção da saúde.

As atividades da Campanha “Dia Mundial da Voz" do Município são promovidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Nova Petrópolis, sob a supervisão da fonoaudióloga Aline Silva de Almeida. A programação conta com atividades destinadas aos profissionais e usuários das Unidades Básicas de Saúde; ações com distribuição de folders à comunidade e orientações sobre cuidados com a voz e prevenção de distúrbios vocais; oficina de aquecimento e desaquecimento vocal; distribuição de folders, água e maçãs (símbolos da campanha); entre outras.

Nesta quarta-feira, dia 15 de abril, o grupo Seresteiros do CAPS esteve na sede da Prefeitura de Nova Petrópolis para promover o Dia Mundial da Voz. Os seresteiros tocaram uma música composta especialmente para a campanha durante a visita. O prefeito Regis Luiz Hahn e funcionários da prefeitura acompanharam a apresentação do grupo e também receberam um informativo sobre distúrbios de voz relacionados ao trabalho.

No último sábado, dia 11, no Dia da Saúde da Família, realizado na Rua Coberta, a fonoaudióloga Aline Silva de Almeida orientou a comunidade sobre cuidados com a voz e prevenção de distúrbios vocais, distribuiu folders informativos, águas e maçãs (símbolos da campanha) e esclareceu dúvidas dos participantes do evento.

Semana de Atividades em Nova Petrópolis - 09 a 17 de abril:

Dia 16/04/2015 – Quinta-feira

Horário: 08h às 08h30min

Local: Secretaria Municipal de Saúde

Fala sobre saúde vocal com a equipe do NASF

Local: ESF Linha Brasil

Ação destinada aos profissionais e usuários da ESF

Dia 17/04/2015 – Sexta-feira

Local: ESFs Piá e Vale Verde

Ação destinada aos profissionais e usuários das ESFs

Local: ESF Vila Germânia

Ação destinada aos profissionais e usuários da USF