09/04/2013

Dia de saúde em Nova Petrópolis

No último sábado, 6 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde realizou uma ampla campanha preventiva na Unidade Básica de Saúde do centro e na Rua Coberta. Na campanha, que teve início às 8h e se estendeu até às 17h, aproximadamente 600 pessoas foram atendidas. A campanha foi alusiva ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no domingo, 7 de abril.
Na ação, foram realizados 120 exames preventivos do Câncer de Colo de Útero e 30 exames preventivos de Câncer Bucal. Além disso, 50 pessoas se beneficiaram com testes de glicemia (HGT), que indica nível de glicose no sangue e receberam orientações de profissional médico. Mais de 400 pessoas verificaram a Pressão Arterial e foram orientadas quanto aos níveis normais e sinais de alerta. Na Rua Coberta, além dos brinquedos infláveis para as crianças, também foram realizadas atividades físicas, houve orientação nutricional e também divulgação e orientação do trabalho da Vigilância em Saúde sobre a dengue.
Estiveram envolvidos no evento, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, psicólogos, agente em saúde, fisioterapeuta, professoras de educação física e yoga, auxiliar de serviços gerais e servidores administrativos da Secretaria. Tiveram participação no evento a equipe da Inspetoria Veterinária, a CEREST/ SERRA, que enviou material informativo para divulgação e a AAPECAN, que veio de Caxias do Sul para divulgar o trabalho de Apoio a pessoas com Câncer.
O Dia da Saúde foi um evento de união de forças, que contou com o envolvimento das Secretarias Municipais de Obras, Educação, Cultura e Desporto, do Turismo, da Agricultura, através da Feira de Agricultores, que dividiram o espaço com os stands montados para a ação na Rua Coberta. Também apoiaram o evento a Cooperativa Piá, Eixo Print e as floriculturas Habituê e Estação das Flores.
“Só tenho a agradecer por esse evento importante que realizamos. A mídia local fez ampla divulgação, diversas empresas colaboraram também. Conseguimos montar uma boa estrutura, que prestou muitos atendimentos importantes para a população, que compareceu em bom número”, disse a secretária da Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Crislei Gerevini.
De acordo com o vice-prefeito, e médico da Unidade Básica de Saúde do Bairro Piá, Gregor Hermann, a ação desenvolvida no sábado faz parte de um projeto mais amplo, “Fizemos essa ação com o intuito de desenvolver a cultura da prevenção, do cuidado. Queremos que as pessoas saibam da existência desses exames preventivos e procurem esse tipo de atendimento”, disse.
Segundo a atendente Lizia Zummach, de 47 anos, moradora de Nova Petrópolis, a iniciativa foi muito positiva, “Não tenho o que reclamar do setor da saúde do município. Eles estão preocupados com a gente, essa campanha foi ótima, eles estão de parabéns”, disse.
A próxima ação da Secretaria Municipal da Saúde será a campanha da vacinação contra influenza, de 15 a 26 de abril. No dia 20, sábado, data de mobilização nacional, a Unidade Básica de Saúde vai realizar a vacinação das 8h às 17h. O grupo atendido será o classificado como prioritário - Crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes independente da idade gestacional e mulheres que deram a luz há pelo menos 45 dias. Além de pessoas com 60 anos de idade ou mais, indígenas, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de influenza.