13/03/2013

Dia de ler em Nova Petrópolis

...

Todo dia é dia de ler, mas 12 de março é uma data onde esse ato ganha ainda mais destaque em Nova Petrópolis, já que é o Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores. Das 8h às 16h, um público de aproximadamente 150 pessoas, entre estudantes e visitantes, foi contemplado com as atividades culturais organizadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto na Rua Coberta. Além das atividades na Praça das Flores, das quais participaram turmas de todas as escolas da rede municipal de ensino, diversas escolas de Nova Petrópolis também promoveram momentos de leitura.

Com o intuito de facilitar o acesso ao universo literário, a organização do evento realizou uma oficina de criação e contação de histórias, disponibilizou uma bibliotequinha e também o baú de histórias. Além disso, diversos personagens de histórias infantis e desenhos distribuíram marcadores de páginas pelo centro da cidade. Outra atração foi a Kombelha, do programa “União Faz a Vida”, que estava repleta de livros e exibiu vídeos em uma televisão embutida.

Para Susana Carrasco, bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal, organizar essas atividades foi um prazer, “Apesar da chuva, as crianças vieram e se divertiram ouvindo histórias e lendo seus livrinhos. É isso que buscamos com essas atividades, ver todos apreciando a literatura”, disse. Segundo a professora Isabel Grings, de 44 anos, que foi a contadora de histórias do dia, “conseguir a atenção das crianças e fazê-las imaginar não tem preço”. O pequeno Ivan Wingert, de sete anos, estudante da Escola Augusto Gaedicke, acompanhou com atenção as histórias que foram contadas, “Foi muito legal ter vindo. É bom ler e ouvir histórias. As pessoas precisam ler para aprender mais”, disse.

De acordo com a secretária da Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Reisdoerfer, as atividades realizadas no evento terão continuidade ao longo do ano, “Tudo que foi feito hoje na Rua Coberta será levado para todas as escolas de Nova Petrópolis. Vamos transformar todos os dias em dias de incentivo à leitura”, explicou. Mirna Alves da Silva, uma das coordenadoras do evento, reiterou que as atividades de hoje marcaram o início de diversas ações culturais, “Hoje eu vi um brilho especial nos olhos das crianças. Nós queremos ver esse brilho todos os dias, por isso criamos, por exemplo, o baú da leitura, que vai levar literatura por toda Nova Petrópolis”, adiantou.

Além do baú da leitura, que vai funcionar como uma pequena biblioteca itinerante, ações como crianças contando histórias para amigos e colegas nas escolas também vão começar a ser realizadas. As iniciativas de incentivo à leitura estão inseridas no projeto “Cidade Leitora”, que busca manter a tradição de Nova Petrópolis no meio literário.