Secretaria de Saúde e Assistência Social
343 munícipes receberam a vacina contra a Influenza e 81 realizaram outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação
O Dia D de Vacinação, realizado no sábado, 10 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Nova Petrópolis, totalizou 424 pessoas imunizadas no Município. Destas, 343 receberam a vacina contra a Influenza e 81 realizaram outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A ação contou com a participação de 55 profissionais da Saúde de Nova Petrópolis, além de atividades interativas para as crianças e a participação do Zé Gotinha.
O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; o vice-prefeito, Alexandre da Silva; a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini; e o secretário Municipal de Administração, Paulo Marcos Schwantz, estiveram na UBS do Centro acompanhando a vacinação.
A Campanha de Vacinação contra a Influenza continua em todas as Unidades Básicas de Saúde de Nova Petrópolis. A imunização está disponível para os grupos prioritários na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, das 8h às 16h, e nas demais UBSs, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Para receber a vacinação, a pessoa deve apresentar a carteirinha de vacinação, documento de identidade e cartão SUS.
De acordo com os informes divulgados pelo Governo Federal, e seguidos pela Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, fazem parte do grupo prioritário para vacinação contra a Influenza: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes puérperas (até 45 dias após o parto); idosos com 60 anos ou mais; povos indígenas a partir dos 6 meses de idade; quilombolas de todas as idades; pessoas em situação de rua de todas as idades; trabalhadores da Saúde dos serviços públicos e privados; trabalhadores da Educação; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade (detalhar as condições listadas no documento).
Em 2025, a vacinação contra a Influenza tem como objetivo imunizar somente os grupos prioritários, para evitar internações e mortes. Porém, a Secretaria de Saúde Assistência Social de Nova Petrópolis encaminhou, nesta segunda-feira, 12 de maio, um ofício a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, solicitando a ampliação da vacinação contra a Influenza para a população geral do Município, devido ao aumento expressivo de casos de Influenza A e B registrados recentemente na cidade, o que gera um impacto nos serviços de saúde local.
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social ressalta que a vacinação é a melhor estratégia de prevenção contra a Influenza, capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.
Crédito das fotos: Jordana Kiekow | Comunicação PMNP e Divulgação | Saúde PMNP