23/10/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Dia D de Vacinação contra o Sarampo movimentou Nova Petrópolis

Unidade Básica de Saúde do Centro ficou aberta das 8h às 17h

O Dia D de Vacinação contra o Sarampo movimentou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro no último sábado, 19 de outubro. Crianças de 6 meses a 5 anos de idade foram imunizadas. Além disso, pais e responsáveis aproveitaram a oportunidade para verificar a caderneta de vacinação dos pequenos.

A secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota, acompanhou as atividades do Dia D na manhã de sábado. “Temos uma boa cobertura vacinal no nosso Município”, avaliou a secretária ao citar que o movimento do Dia D foi tranquilo e satisfatório.

De acordo com o cronograma da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade devem ser imunizadas até 25 de outubro. A imunização de adultos, de 20 a 29 anos, que não estão com a caderneta de vacinação em dia, será realizada a partir de 18 de novembro.

Procure a sua Unidade Básica de Saúde de referência em Nova Petrópolis, no horário de funcionamento das mesmas: UBS Centro, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min; UBSs do interior, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente, em crianças menores de 5 anos de idade.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP