29/07/2021

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Departamento Municipal de Cultura auxilia na retomada das atividades dos coros de Nova Petrópolis

Ensaios presenciais estão autorizados e apresentações podem voltar a acontecer no segundo semestre

Uma reunião realizada pelo Departamento Municipal de Cultura na terça-feira, 20 de julho, marcou a retomada das atividades dos coros de Nova Petrópolis. Mediante protocolos elaborados especificamente para o canto coral, os ensaios presenciais voltaram a ser permitidos e as apresentações podem voltar a acontecer no segundo semestre de 2021.

Realizada no auditório do Centro de Eventos, a reunião contou com a presença de representantes dos coros do Município; do prefeito Jorge Darlei Wolf, da secretária adjunta de Educação, Cultura e Desporto, Fabiane Clair Graunke, e da diretora do Departamento de Cultura, Cândida Maldaner.

“Este momento de retomada nos deixa muito felizes, pois sabemos da importância que o canto coral tem em Nova Petrópolis, e, através do Departamento de Cultura, nos colocamos à disposição para ajudar na retomada das atividades. Os coros precisam muito voltar a se reunir, mas com todos os cuidados que o momento exige”, disse o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Os protocolos que serão seguidos pelos coros de Nova Petrópolis estão de acordo com as regras estabelecidas pelo Governo do Estado para a região da Amesne e foram elaborados pela Fecors (Federação de Coros do Rio Grande do Sul). Entre as medidas observadas está a divisão dos coros em grupos menores; uso de máscara, inclusive para cantar; distanciamento e disposição linear dos cantores, e realização de ensaios em ambientes amplos e ventilados.

Para o segundo semestre de 2021 foi sugerida a realização de um encontro virtual de coros, no qual cada grupo fará a gravação em vídeo, com apresentação em dias alternados. A ideia foi aprovada pelos representantes dos coros. “É uma maneira legal de deixar registrado o trabalho dos coros do Município, ainda mais depois de um tempo tão difícil, pelo qual passamos e ainda estamos passando”, afirmou a diretora Cândida Maldaner.

Outra sugestão levantada, ainda para o ano de 2021, é a participação dos coros na programação natalina do Município. A ideia apresentada e aprovada consiste em levar os coros para algumas comunidades no Advento.

Para o Calendário Oficial de Eventos de 2022, o Departamento de Cultura propôs a realização de Encontros de Coros dividido em quatro etapas, como já ocorria há alguns anos. No início do ano, cada grupo poderá escolher uma etapa para a sua participação, nos meses de abril, junho, setembro e outubro. Os meses ainda poderão ser alterados, já que o Calendário de Eventos segue em elaboração.

Crédito: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP