03/10/2022

Definida a programação da 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis

Evento literário ocorre entre os dias 7 e 9 de outubro na Rua Coberta

Está definida a programação oficial da 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis, evento que ocorre de 7 a 9 de outubro na Rua Coberta, junto à Praça das Flores, com entrada gratuita. As atrações literárias incluem os tradicionais espaços para exposição e venda de livros e diversas apresentações culturais.

Já na quinta-feira, 6 de outubro, a programação prévia da Feira do Livro traz a palestra “Formando filhos leitores - estímulo à leitura para pais e filhos”, com a escritora Márcia Funke Dieter. A apresentação será online, através do canal da escritora no YouTube.

Na sexta-feira e no sábado, a programação permanente da Feira do Livro ocorrerá das 9h às 20h. A abertura oficial do evento será na sexta-feira, às 18h. Durante o cerimonial, haverá uma homenagem às pessoas que fizeram parte da história da Feira do Livro em Nova Petrópolis. Às 19h, o palco da Rua Coberta recebe o Grupo Estribo de Prata.

No sábado, 8 de outubro, a Feira do Livro contará com três lançamentos de livros: “Sob o céu estrelado”, de Jussara Prates; “No coração da aldeia”, de Ivoni Nör; e “Entre sonhos, poesias e canções”, de Ana Helena Silva, além do relançamento da obra “Sombra e Escuridão”, de Fernando Agert. Haverá ainda um bate-papo com a escritora Lilian Rocha e uma palestra e sessão de autógrafos com Iotti.

A Biblioteca Móvel Abelhuda, da Sicredi Pioneira, será uma das atrações do domingo, 9 de outubro. A programação na Rua Coberta ocorrerá das 9h às 18h, com destaque para as apresentações teatrais. A peça “O fora da caixa e a terra sem graça!”, de autoria do patrono da 25ª Feira do Livro, Gaudêncio Terra, será encenada pelo Grupo Teatral Pur’arte. E a peça de teatro musical “Aventura das Letras”, será encenada pela Turma do Nosso Amiguinho. Haverá ainda a participação do mágico Micael Albrescht, com o espetáculo “O mundo mágico da leitura”.

A 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. O evento acontece de 7 a 9 de outubro na Rua Coberta, com entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas no site turismo.novapetropolis.rs.gov.br.

Confira a programação completa da 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis

Dia 6 de outubro

- 19h30 - Palestra com escritora Márcia Funke Dieter – “Formando filhos leitores - estímulo à leitura para pais e filhos”, via canal de YouTube da autora (.

Dia 7 de outubro de 2022

- 9h às 20h - Venda de livros na Rua Coberta.

- 9h às 17h - Participação das cooperativas escolares de Nova Petrópolis.

- 9h - Lançamento da obra “Escritores do Amanhã”.

- 10h15 - “Escavação das palavras - cartas da Segunda Guerra Mundial”, com Jussara Prates e Helena Klein.

- 12h- Apresentação de vídeos com contações de histórias em língua alemã e língua inglesa.

- 12h30 - Apresentação Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke.

- 14h - “A geografia do Pequeno Príncipe”, a cargo da Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva, em parceria com o 7º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Padre Werner - bibliotecária Susana Carrasco e professora Renata Bandeira Guimarães.

- 14h às 15h30 - Participação do mascote Elefante Letrado.

- 14h30 - Teatro de fantoches “Minha casa sem Aedes” - Vigilância Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis.

- 15h às 18h - Oficina “Aventura Pronta”.

- 15h15 - Apresentação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Beck Filho.

- 15h45 - Apresentação de vídeos com contações de histórias em língua alemã e língua inglesa.

- 16h30 - Exibição do curta-metragem “O menino da terra do sol”, de Flávio Luis Ferrarini.

- 18h - Abertura oficial da 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis e lançamento da obra “Realidade virtual, quando a fantasia supera a tecnologia”, de Gaudêncio Terra (transmissão ao vivo no Facebook).

Homenagem às pessoas que fizeram a história da Feira do Livro em Nova Petrópolis.

- 19h- Show com a Banda Estribo de Prata.

Dia 8 de outubro de 2022

- 9h às 20h - Venda de livros na Rua Coberta.

- 9h às 12h - Oficina “Aventura Pronta”.

- 12h - Apresentação de vídeos com contações de histórias em língua alemã e língua inglesa.

- 14h - Encontro com escritores locais, com homenagem aos escritores Antônio Sidekum e Vitor Volker Gans (transmissão ao vivo no Facebook).

- 15h às 19h - Oficina “Aventura Pronta”.

- 15h - Lançamento da obra “Sob o céu estrelado”, de Jussara Prates.

- 15h15 - Lançamento da obra “No coração da aldeia”, de Ivoni Nör.

- 15h30 - Bate-papo com a escritora Lilian Rocha.

- 16h - Palestra e sessão de autógrafos com Iotti.

- 17h - Relançamento da obra “Sombra e Escuridão”, de Fernando Agert.

- 17h15 - Premiação do Desafio Literário, promovido pela Biblioteca Pública Professora Elsa  Hofstätter da Silva.

- 17h30 - Teatro “A menina da biblioteca”, do Grupo Luz e Cena.

- 18h45 - Lançamento da obra “Entre sonhos, poesias e canções”, de Ana Helena Silva.

- 19h - Contação de uma das “7 histórias de gelar o sangue”, de Antônio Schimeneck, com a professora Silvana Krever no pátio da Biblioteca Pública Professora Elsa Hofstätter da Silva.

Dia 9 de outubro de 2022

- 9h às 18h - Venda de livros na Rua Coberta.

- 9h às 18h – Biblioteca Móvel Abelhuda – Sicredi Pioneira.

- 10h às 12h - Oficina “Aventura Pronta”.

- 13h30 - Grupo Teatral Pur’arte: “O fora da caixa e a terra sem graça!”, de autoria de Gaudêncio Terra.

- 14h às 17h - Oficina “Aventura Pronta”

- 15h- Teatro Musical “Aventura das Letras”, Turma do Nosso Amiguinho.

- 16h30 - Mágico Micael Albrescht: “O mundo mágico da leitura”.

- 17h30 - Show com Thiago e Dionatan Birnfeldt.

- 18h- Encerramento da 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis.

*Programação sujeita a alterações sem aviso prévio

Crédito das fotos: Marcelo Moura