28/12/2015

Curso para Preceptoria de residentes do GHC ocorreu na sede da ACINP

Aproximadamente 25 profissionais da saúde participaram dos encontros...

A Equipe do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em parceria com a  Secretaria de Saúde de Nova Petrópolis e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), organizaram o Curso Introdutório de Preceptoria para residentes do GHC. O curso, realizado nos dias 16 e 17 de dezembro na ACINP, contou com a participação de, aproximadamente, 25 profissionais da saúde interessados em contribuir com a Residência Integrada em Saúde (RIS/GHC), que será desenvolvida em Nova Petrópolis em 2016.

A coordenadora geral da RIS do GHC, Edelves Vieira Rodrigues, acompanhada da apoiadora pedagógica e preceptora de referência para Nova Petrópolis, Fernanda Carlise Mattione, além dos integrantes da Secretaria de Apoio Pedagógico, Solange Almeida, Aline Branchi, Leandro Mandicaju e Rodrigo Azevedo, formaram a equipe do GHC que ministrou o curso. Um breve histórico de residências no Brasil, assim como um mapa do RIS no Rio Grande do Sul e orientações voltadas aos preceptores fizeram parte da pauta.

“A atividade de residência é um trabalho desenvolvido em parceria. O GHC, em conjunto com a Secretaria de Saúde e o NASF de Nova Petrópolis, juntos, vão proporcionar essa nova oportunidade no Município. Esse curso, que integra o planejamento para a  implantação da RIS, é o primeiro passo para a implantação da residência em Nova Petrópolis”, explicou a apoiadora pedagógica Fernanda Mattione.

Para a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, a Residência Integrada em Saúde em Nova Petrópolis é uma ação pioneira no Município e gera ótimas oportunidades. “Tivemos uma boa adesão dos profissionais da saúde nesse primeiro passo. Com certeza vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para oferecer uma preceptoria de qualidade aos residentes do GHC”, afirmou Crislei.

O compromisso da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, em conjunto com o GHC, é formar quatro residentes das profissões de Psicologia (1), Nutrição (1), Farmácia (1) e Fonoaudiologia (1). Os residentes vão desenvolver seu trabalho no NASF, sendo que cada um deles será acompanhado por um profissional do núcleo durante o período de estágio, que inicia em março de 2016 e encerra em fevereiro de 2018.

As quatro vagas para residentes multiprofissionais em Nova Petrópolis são fruto de uma parceria entre a Administração Municipal e o GHC de Porto Alegre, consolidada em novembro deste ano, com o objetivo de trazer residentes para o Município, que atuarão na rede Municipal de Saúde, qualificando ao mesmo tempo a formação em serviço de saúde de Residentes do GHC.