03/06/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Cultura e conscientização marcaram Semana da Luta Antimanicomial

Iniciativa foi realizada pelo CAPS Vida Nova de 26 a 31 de maio em Nova Petrópolis...

Com o tema “Mas louco é quem me diz e não é feliz, eu sou feliz” o CAPS Vida Nova, de Nova Petrópolis, promoveu a II Semana da Luta Antimanicomial no município. A iniciativa, criada com o intuito de combater as internações de pessoas com transtornos mentais em hospitais psiquiátricos, promoveu momentos culturais, de descontração e também de integração entre usuários do CAPS e profissionais da saúde. Realizada de 26 a 31 de maio, a II Semana da Luta Antomanicomial reuniu um público de aproximadamente 80 pessoas entre organizadores, usuários do CAPS, profissionais da saúde e comunidade.
Para começar a semana de atividades, no dia 26 de maio, os usuários do Centro de Apoio Psicossocial, além de crianças atendidas pelo CRAS, participaram de uma Oficina de Cartazes, realizada no CAPS. Já no dia 27 de maio, a equipe organizadora do evento e os usuários participaram de um acampamento, também realizado no CAPS Vida Nova. O dia 28 de maio foi dedicado à troca de experiências entre profissionais da saúde, comunidade e usuários, na atividade Saúde no CAPS, que contou com a presença do vice-prefeito Gregor Hermann.
De acordo com a coordenadora de saúde mental do CAPS Vida Nova de Nova Petrópolis, Carina Corrêa da Silva, a II Semana da Luta Antimanicomial foi pensada para buscar respeito e práticas mais humanas com pessoas que sofrem de transtornos mentais. “Queremos evitar ao máximo as internações psiquiátricas. As pessoas que atendemos merecem respeito e oportunidades de integração com a sociedade”, explica Carina.
Um divertido baile no Parque do Imigrante marcou o dia 29 de maio. O Bailouco teve música ao vivo e pôs para dançar a equipe e os usuários do CAPS. A Semana da Luta Antimanicomial teve ainda uma assembleia de avaliação do evento, realizada no dia 30 de maio. Para encerrar o evento, o filme “30 Dias de Solidão”, produzido pela equipe e pelos usuários do CAPS, foi exibido na Praça das Flores durante o Dia da Saúde da Família, ocorrido no dia 31 de maio. Uma das exibições do filme contou com a presença do prefeito Regis Luiz Hahn, do vice Gregor Hermann e da secretária municipal de Saúde, Críslei Gerevini.