01/10/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

CRAS de Nova Petrópolis adapta atividades em tempos de pandemia

Vínculos fortalecidos mesmo com a convivência interrompida pela COVID-19

O Centro de Referência de Assistência Social está com as atividades coletivas suspensas desde 19 de março de 2020, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus - COVID-19, tais como, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Grupo de Mulheres. Para dar continuidade aos programas e atividades que são realizados há muitos anos, a equipe do SCFV/CRAS desenvolve ações para driblar o distanciamento físico, elaborando estratégias para efetivar o objetivo do SCFV, de fortalecer vínculos, enaltecendo a importância de cada educando e sua família.

A equipe do SCFV/CRAS se organiza periodicamente para disponibilizar às famílias atendidas os itens que, antes da pandemia eram disponibilizados de forma presencial, como alimentos (já que os educandos recebiam refeições no turno contrário da escola) kits higiene, máscaras, roupas e calçados. As atividades remotas enviadas  são jogos educativos, confeccionados pelos monitores do SCFV, lembranças de datas comemorativas. Além de oportunizar atividades para os irmãos dos educandos que possuem interesse. Também está à disposição no CRAS atividades para serem retiradas pelas famílias e DVD’s para empréstimo, observando os cuidados de higiene e precauções necessárias. Um grupo de whatsApp também foi criado como canal para compartilhamento das novidades no SCFV, envio de mensagens, atividades e trocas de notícias entre as visitas domiciliares realizadas.

Com estas ações, o CRAS mantém o objetivo do SCFV, que é promover o cuidado e manter o vínculo com as quase 80 famílias atendidas. Concomitantemente a estes planejamentos de atividades remotas, os profissionais do SCFV/CRAS estão repaginando o espaço físico, vislumbrando o momento do retorno das crianças e adolescentes às atividades presenciais, quando os protocolos de enfrentamento à COVID-19 permitirem.

Grupos de Mulheres CRAS

A partir de julho de 2020, os profissionais do CRAS de Nova Petrópolis também iniciaram atividades remotas com o objetivo de manter o vínculo com os usuários dos grupos que já eram executados no Centro de Referência, como o Grupos de Mulheres, por exemplo. Foram disponibilizados materiais, antes usados nos encontros presenciais, para a realização de atividades em casa, com orientação e acompanhamento remoto.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação | CRAS PMNP