conteúdo do menu
conteúdo principal
22/07/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Cras auxilia na confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)

Documento deve ser solicitado por formulário online no site www.faders.rs.gov.br

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Desde sexta-feira, 18 de julho, a Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no Rio Grande do Sul) está disponibilizando a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A CIPTEA deve ser solicitada pelo site www.faders.rs.gov.br. Em Nova Petrópolis, famílias que não possuem acesso à internet podem buscar ajuda do Cras ou da Apae.

Para a emissão da CIPTEA é necessário preencher o formulário disponível no site da Faders e anexar os seguintes documentos: carteira de identidade da pessoa com TEA; documentos de identidade dos responsáveis legais; laudo médico com indicação do código da Classificação Estatística de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), comprovando o transtorno do espectro autista devidamente preenchido e com o nome completo da pessoa com TEA, e uma fotografia 3x4 da pessoa com TEA.

Segundo informações de Marquinhos Lang, presidente da Fadergs, a CIPTEA gaúcha tem um QR code que possibilitará mais dados sobre as pessoas com TEA, incluindo a geolocalização e endereço residencial.

Conforme a coordenadora do Cras de Nova Petrópolis, Annita Haugg, não existem estatísticas sobre o número de pessoas com TEA no Brasil, no Estado ou mesmo no Município. “Entretanto, sabe-se que a cada 54 nascidos, um possui TEA”, afirma Annita.

O Cras está situado na Av. 3 de Maio, 134, no Centro. O contato pode ser feito pelo telefone 3281-3811, 3281-4054 ou 3281-4802. 


Crédito da foto: Reprodução

Outras Notícias