29/04/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Coro Masculino Canto Alegria comemora 100 Anos

Centenário será celebrado dia 5 de maio na Sociedade de Nove Colônias

Os 100 Anos do Coro Masculino Canto Alegria, de Nove Colônias, será celebrado no próximo domingo, 5 de maio, na Sociedade Cultural e Esportiva Alegria, de Nove Colônias. A partir das 9h30min, haverá Encontro de Coros. Ao meio-dia será servido almoço e, à tarde, haverá Domingueira com a Banda União.

De acordo com a comissão organizadora, a programação inicia com mensagem da Equipe Ecumênica, saudação das autoridades presentes, homenagem aos cantores e ex-integrantes e apresentação dos nove coros convidados, sendo que, cada coro entoará duas canções durante o encontro.

Os cartões para o almoço estão sendo vendidos aos valor de R$ 25, antecipado e R$ 35, no local. No cardápio: salsichão, galeto, carne de gado, maionese e saladas diversas. Reservas pelos fones (54) 9-8427-3883 ou (54) 9-8435-6190.

Mais informações com Delmar Ruppenthal, fone (54) 9-8427-3883. Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Histórico do Coro Masculino Canto Alegria

O Coro Masculino Canto Alegria, de Nove Colônias, iniciou suas atividades culturais no dia 9 de março de 1919. O Coro foi fundado em Linha Imperial, na casa onde hoje residem os familiares de Erwino Fenner, ao lado do antigo Moinho da Família Grings. Os cantores se locomoviam de Nove Colônias até esta residência onde realizavam os ensaios do coro, que tinha como principal objetivo levar o consolo às famílias dos sócios enlutados. Sendo seu primeiro regente o Sr. Reinaldo Ritter. Devido à distância e dificuldade de locomoção em 1924 passaram a ensaiar em Nove Colônias, na casa da família Altreider. Neste mesmo ano organizaram o estatuto e regimento da entidade e também passaram a realizar os bailes dos cantores. A partir de 1924 o Sr. Otto Petry assumiu a regência do Coro até o ano de 1972. No ano de 1961 o coro começou a ensaiar nas dependências da Sociedade Canto Alegria. Sempre com objetivo de manter as tradições dos seus antepassados e levar conforto e consolo aos sócios enlutados. Além de cantar nos enterros dos seus sócios, também participava dos Bailes de Cantores nas localidades vizinhas. O coro teve ainda os seguintes regentes: Laurilo Blauth, Zenio Boelter e, atualmente, conta com o trabalho de Geraldo Boone.

CRÉDITO DA FOTO: Divulgação