25/03/2024

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Coral Masculino Lira festeja 100 anos de fundação

Aniversário está na programação de eventos de Nova Petrópolis no Bicentenário da Imigração Alemã

No domingo, 17 de março, a comunidade de São José do Caí festejou o centenário de fundação do Coral Masculino Lira com um encontro de corais na Associação Cultural e Esportiva Lira. O evento está na programação de Nova Petrópolis no Bicentenário da Imigração Alemã, e contou com a presença do prefeito Jorge Darlei Wolf e do vice-prefeito Martim Wissmann.

Além do coral anfitrião, dez conjuntos de canto participaram da celebração, sendo eles o Coral Masculino da Sociedade Cultural e Recreativa Alegria da Linha Pirajá, o Coral da Sociedade Concórdia da Linha Imperial, Coral Misto da Sociedade Irmandade de Linha Olinda, Coral Litúrgico da Comunidade Evangélica Paixão da Linha Temerária, Coral Masculino Mil Venturas da Linha Brasil, Coral Radize di Itália (Caxias do Sul), Coral Masculino da Sociedade Tiro Alvo, Coral Paroquial Ecos Luterano, Coral Municipal Vale em Canto e Grupo Instrumental da IECLB – os três últimos do município de Vale Real.

Durante o evento, também foram homenageados os coralistas mais idosos e pessoas relevantes para a história do conjunto coral de São José do Caí:

- Belmiro Regelin, de 85 anos de idade. Atua há 65 anos como coralista;

- Hilário Schildt, de 78 anos de idade. É coralista há 22 anos;

- Avelino Guerra, de 97 anos. Participa do Coral Masculino Lira há 50 anos e não pôde comparecer à homenagem por estar com a saúde debilitada;

- Lotário Fenner, regente do Coral Masculino Lira há 46 anos;

- Laidi Fenner, esposa do regente e homenageada por representar a importância do núcleo familiar para o trabalho cultural dos corais.

Na oportunidade, o presidente da Associação Cultural e Esportiva Lira, Volmir Kich, entidade à qual o Coral Masculino Lira está integrado, agradeceu a presença de todos os corais e da comunidade para festejar o centenário do grupo, além dos envolvidos na preparação do tradicional almoço de associados em que a data foi comemorada.

Os vereadores Katia Regina Zummach e Daniel Carlos Michaelsen também participaram da festa de aniversário do Coral Masculino Lira.

O Coral Masculino Lira foi fundado em 24 de janeiro de 1924, e, neste ano em que completa 100 anos, também é comemorado o 165º aniversário da chegada dos primeiros imigrantes alemães à região de São José do Caí, no interior de Nova Petrópolis.

Crédito das fotos: Natocolor Fotos e Vídeos