29/03/2023

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Contribuintes podem beneficiar idosos, crianças e adolescentes na declaração do IR

Entidades de Nova Petrópolis podem receber até 6% dos valores devidos

Todo início de ano, declarar o Imposto de Renda faz parte das obrigações do cidadão. Mas, ao fazer a declaração, também é possível fazer uma boa ação e doar até 6% dos valores devidos aos fundos públicos que ajudam projetos e instituições ligados à área social. Em Nova Petrópolis, os recursos contribuem com o Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes e com o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

A doação é bastante simples e pode ser feita diretamente no momento de declarar o imposto de renda, e o doador não precisa pagar nada além do que já consta como retido. Para isso, o contribuinte precisa optar pelo modelo completo de declaração, já que o tipo simplificado não permite abater do imposto.

Durante o preenchimento, o contribuinte deve procurar a aba “Doações diretamente na declaração”, no menu do lado esquerdo da tela do programa usado, clicar em “Novo” e escolher “Criança e adolescente” ou “Idoso” no alto da página.  Depois, é preciso selecionar o tipo de fundo, que pode ser “Nacional”, “Estadual” ou “Municipal” – lembrando que ao optar pelos fundos municipais, é possível acompanhar de perto a utilização dos recursos. Após isso, a aba “CNPJ” é selecionada automaticamente, de acordo com a entidade responsável por captar os recursos do fundo. É possível doar até 6% do imposto, sendo 3% para idosos e 3% para crianças e adolescentes.

Fundos municipais em Nova Petrópolis

Em Nova Petrópolis, os valores doados por meio da declaração do Imposto de Renda contribuem com a atuação dos conselhos municipais, que utilizam esses recursos para incentivar ações e projetos. É o que explica o tenente Marcelino Gava, da Brigada Militar, que também é membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

“Aproximadamente 25 entidades são cadastradas para receber auxílios do fundo. Para 2023, a estimativa é que possamos receber R$ 32 mil para distribuir entre os projetos inscritos, que ajudam crianças e jovens nas mais diversas áreas”, relata Gava. Ele cita a Associação Tchon Ji, a Escola 1º de Maio e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar, como exemplos de iniciativas beneficiadas.

A importância das doações através do Imposto de Renda também é destacada por Liriane Kintschner, que integra o conselho que gere o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa. Ela afirma que a principal vantagem da população doar aos fundos da cidade é poder ver a aplicação dos recursos no seu próprio município de moradia, “uma vez que os valores são utilizados em programas, projetos, palestras e eventos em benefício dos idosos que residirem em Nova Petrópolis”.

A declaração do imposto de renda, referente aos valores devidos de 2022, pode ser enviada até o dia 31 de maio. Mais informações podem ser conferidas no site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda).

Crédito das fotos: Divulgação/Comunicação PMNP