30/04/2021

Secretaria da Fazenda

Consulta Pública levanta demandas dos bairros e localidades de Nova Petrópolis para os próximos quatro anos

Resultados da votação pela internet servirão como base para a elaboração do projeto do Plano Plurianual 2022/2025

Vai ao ar neste sábado, 1º de maio, no site da Prefeitura, a “Consulta Pública – Nova Petrópolis 2022/2025”, iniciativa da Administração Municipal para levantar as principais demandas de cada bairro ou localidade para os próximos quatro anos. Os resultados apurados até o dia 15 de maio servirão de embasamento para a elaboração do projeto do Plano Plurianual, que será enviado à Câmara de Vereadores e terá vigência de 2022 a 2025.

O prefeito Jorge Darlei Wolf destaca que a realização de consultas públicas está entre as propostas mais importantes do plano de governo desta gestão. Por isso, a ideia começa a ser colocada em prática desde já.

“A elaboração do Plano Plurianual é uma etapa fundamental para a administração pública. Diferente de anos anteriores, desta vez a comunidade tem a oportunidade de participar ativamente na tomada das principais decisões, norteando de forma democrática as ações do governo nos próximos quatro anos”, afirma o prefeito.

A elaboração do Plano Plurianual é uma atribuição da Secretaria Municipal da Fazenda. Conforme a titular da pasta, Ariane Cristina Berti, o propósito da Consulta Pública é promover um alinhamento de prioridades. “De modo geral, a iniciativa visa saber se as prioridades da Administração Municipal estão de acordo com o que a comunidade deseja”, explica.

Para participar da votação, o munícipe deve acessar o site da Prefeitura e clicar no banner da Consulta Pública. Outra forma de acessar o formulário é digitar no navegador o endereço www.novapetropolis.rs.gov.br/consulta-publica.

Através do número de CPF, o sistema permite que cada munícipe participe uma única vez da votação. Ao preencher o endereço, é necessário marcar o bairro a partir de uma lista, baseada na lei municipal 3.878, de 24 de julho de 2009.

A relação de temas disponíveis para votação contempla: saúde, assistência social, educação, turismo, indústria e comércio, cultura, esporte e lazer, saneamento, pavimentação e manutenção de vias, iluminação pública, limpeza pública, segurança, agricultura e coleta de lixo.

Ainda de acordo com Ariane Cristina Berti, os resultados da Consulta Pública não serão os únicos parâmetros para a elaboração do Plano Plurianual 2022/2025. “Há projetos já iniciados, que precisam ser contemplados, bem como aspectos legais, caso da obrigatoriedade constitucional de investir no mínimo 25% da receita corrente líquida em educação e 15% em saúde”, observa a secretária da Fazenda. “Não podemos garantir que 100% das respostas estarão presentes no projeto do Plano Plurianual. Mas com certeza os resultados apontados pela maioria serão subsídios de grande valor para chegarmos à melhor proposta possível”, finaliza.

Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP