05/10/2015

Conselheiros tutelares de Nova Petrópolis são escolhidos por 1.478 eleitores

Eleições ocorreram no último domingo em dez seções distribuídas em nove locais do Município...

Janete Kaiser, Tatiane Lenz, Vera Lúcia Carnino Marcolina, Roberto dos Santos Escouto e Luciane Bloedorn foram eleitos conselheiros tutelares de Nova Petrópolis neste domingo, dia 04 de outubro. Os suplentes são Adriane Langer Szoltinski Cuano, Fábio Dortelnann, Iria Marlise Kruger, Márcia Gomes Perroni e Verlise Loiri Golbeck Maciel. A eleição para o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Petrópolis contou com a participação de 1.478 eleitores, que foram às urnas em dez seções dispostas em nove locais de votação no Município.

Segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Nova Petrópolis, as eleições para o Conselho Tutelar 2016/2019 foram realizadas com tranquilidade. Não houve nenhum fato atípico registrado durante o período de votação, que ocorreu com urnas eletrônicas, das 08h às 17h. A apuração dos votos foi acompanhada pela Promotora de Justiça da Comarca de Nova Petrópolis, Carla Pereira Rêgo Flôres Soares.

“Avaliamos a eleição para o Conselho Tutelar de forma muito positiva, embora esperássemos um número mais expressivo de eleitores”, ponderou o presidente do Comdica, Valdemar Zummach. Nova Petrópolis possui 16.580 eleitores aptos.

Os eleitos devem assumir o cargo de conselheiro tutelar no dia 10 de janeiro de 2016 e atuarão durante quatro anos. Os Conselhos Tutelares são órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Foram criados pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, para desjudicializar e agilizar o atendimento prestado à população infanto-juvenil.

Resultado das Eleições para Conselho Tutelar

Adriane Langer Szoltinski Cuano – 67 votos – 9º lugar

Aurélia Barboza de Carvalho – 0 votos – desistiu do pleito sem comunicar ao Comdica

Claci Mariza Konradt – 35 votos – 12º lugar