28/04/2015

Secretaria de Administração

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu mais de 80 pessoas

Foram debatidas 14 reivindicações e eleitos os delegados que representarão o Município na Conferência Estadual...

A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada na tarde do dia 27 de abril, no Centro de Covivência dos Idosos, no Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis. Mais de 80 pessoas, entre adultos, adolescentes e crianças, se reuniram para discutir o tema: Política e o Plano Descenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes – Fotalecendo os conselhos dos direitos da criança e do adolescente. O evento foi organizado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).

O prefeito Regis Luiz Hahn e a primeira-dama, Marion Spier Hahn, estiveram presentes na conferência. A secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini; a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer; o presidente da Câmara de Vereadores, Jerônimo Stahl Pinto; e o presidente do COMDICA, Valdemar Zummach também participaram do evento. Além destes, representantes do Conselhor Tutelar, Bombeiros Voluntários, Grupos de 3ª Idade, e comunidade em geral fizeram parte do público.

Os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) fizeram apresentações na abertura do evento. O projeto Arte Urbana mostrou danças no estilo street dance, manobras de Skate e produziram uma tela usando arte do grafite. As crianças e adolescentes cantaram quatro canções e tocaram flautas, para demonstrar o trabalho realizado no projeto. Os alunos do Projovem ainda apresentaram um teatro sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“As crianças e os jovens são o futuro da nação e que belo trabalho estamos fazendo em Nova Petrópolis; mas, os louros são dos nossos colaboradores. É muito bom ver nosso plano de governo em prática!”, disse o prefeito Lelo. O presidente do COMDICA ressaltou a fundamental importância da participação das autoridades municipais e comunidade no evento em prol da infância e adolescência.

Os participantes da conferência foram divididos em cinco eixos para debater as reivindicações, cada grupo com um relator. Eixo 1 - Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes, a cargo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com Patrícia Diniz e Noêmia Bauer; Eixo 2 - Proteção e Defesa dos Direitos, sob responsabilidade do Conselho Tutelar, com Verlise Goldbeck; Eixo 3 – Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes,  a cargo da Associação Grupos de Terceira Idade, com Erica Michaelsen; Eixo 4 - Controle Social da Efetivação dos Direitos, sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis, com Aline Reichert; e,  Eixo 5 - Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, a cargo do CRAS e do COMDICA, com Andréia Siqueira Frota e Tatiane Konrath. Foram debatidas 14 reivindicações, dentre elas: disciplinas escolares que trabalhem o ECA, escolas de turno integral e qualificação dos técnicos/profissionais que atuam com crianças e adolescentes.

Após a apresentação dos eixos foram eleitos os delegados que representarão Nova Petrópolis na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. São eles: Verlise Goldbeck - Conselheira Tutelar; Valdemar Zummach - Presidente do COMDICA, representando a entidade não governamental Associação Tchon Ji; Patrícia Carla da Silva - representando o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); José Francisco de Souza Esteves - representando o Projeto Arte Urbana. Os suplentes são: Erica Michaelsen - representando a Associação Grupos de Terceira Idade e Luciane Bloedorn - Conselheira Tutelar. Os representantes do segmento jovem/adolescente são: Nathalie Britz - Escola Luiz Loeser e Rafaela Monteiro Arrial - Colégio Cenecista Frederico Michaelsen e SCFV do CRAS/Nova Petrópolis. O suplente desta categoria é William Werberich – Escola 1º de Maio.