01/03/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Conferência Municipal do Idoso ocorre dia 7 de março em Nova Petrópolis

“Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas” será tema da 5ª edição

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) convida para a 5ª Conferência Municipal do Idoso. A atividade ocorre na quinta-feira, 7 de março, a partir das 13h, no Centro de Convivência da Terceira Idade, localizado no Parque Aldeia do Imigrante. “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas” será o tema desta edição.

Durante a 5ª Conferência Municipal do Idoso serão discutidos quatro Eixos: 1) Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; 2)Educação: assegurando direitos e emancipação humana; 3) Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e 4) Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

A conferência tem por objetivo propiciar a reflexão, discussão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas, dos espaços de participação e da forma como é realizada a gestão da política de garantia dos direitos da pessoa idosa. “É o fórum mais legítimo e democrático não só para a discussão, mas, revisão e avaliação das ações desenvolvidas para o idoso. Assim, suas deliberações devem apontar as demandas das pessoas idosas nas áreas da Educação, da Assistência Social, da Cultura, da Saúde, do Lazer, do Esporte e do Transporte, reiterando ser a política do idoso uma política de direitos”, ponderou a coordenadora Municipal das Políticas Públicas do Idoso, Lúcia Verônica Schmitt.

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) tem Célia Frank como presidente e Erica Michaelsen como secretária. Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.