22/06/2015

Conferência Municipal de Saúde ocorre dia 30 de junho

Evento aberto ao público ocorre às 18h no Plenarinho da ACINP...

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis realizam a 6ª Conferência Municipal de Saúde na próxima terça-feira, 30 de junho, às 18h, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP). “Saúde pública e de qualidade para cuidar bem das pessoas: um direito do povo brasileiro” é o tema principal da conferência deste ano. O evento é gratuito e aberto a toda população.

A 6ª Conferência Municipal de Saúde e Assistência Social tem como objetivos reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade; mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade gaúcha acerca do direito à saúde e em defesa do SUS; fortalecer a participação popular e o controle social no SUS; e, elaborar propostas a partir da situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde do Plano Plurianual - PPA e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde.

Segundo a secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, as oito equipes que atuam na saúde do Município estão realizando pré-conferências nas localidades em que atendem.  “Desta forma, as prioridades elencadas em cada comunidade serão trazidas à conferência no dia 30. A participação de todos na construção de uma saúde pública melhor é fundamental, e, as pré-conferências atuam neste aspecto”, comentou.

A 6ª Conferência Municipal de Saúde deve iniciar com a apresentação do modelo de atenção à saúde do Município e do panorama de Nova Petrópolis. Após, serão apresentadas as prioridades elencadas nas pré-conferências e no dia 30 de junho. Por fim, os assuntos serão divididos em eixos temáticos e discutidos para elaboração de um relatório de ações futuras, que será encaminhado à Conferência Estadual de Saúde.

Os eixos temáticos abordados na 6ª Conferência Municipal de Saúde serão: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde. Os eixos temáticos a serem trabalhados foram recomendados pelo Conselho Nacional de Saúde para as conferências. “O Conselho Municipal de Saúde elencou estes que serão trabalhados em Nova Petrópolis”, disse a secretária.