01/07/2015

Conferência Municipal de Saúde foi realizada no dia 30 de junho

Evento ocorreu no plenarinho da ACINP e contou com a presença do vice-prefeito Gregor Hermann...

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou na noite de terça-feira, 30 de junho, a 6ª Conferência Municipal de Saúde, no plenarinho da ACINP. O vice-prefeito Gregor Hermann e a secretária Municipal de Saúde, Crislei Gerevini, participaram do evento que reuniu, aproximadamente, 70 pessoas, entre profissionais da Saúde de Nova Petrópolis, representantes de entidades ligadas ao campo da Saúde, vereadores e comunidade em geral. Na ocasião, foram debatidos eixos temáticos propostos pelo Conselho Municipal de Saúde, representado no evento pelo seu presidente, Elton Hillebrand.

A conferência, de tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, teve início com a secretária Crislei, que fez uma breve apresentação da Secretaria de Saúde de Nova Petrópolis. Após a explanação da secretária, foram debatidos os seguintes eixos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde.

As demandas discutidas pelos grupos surgiram nas sete pré-conferências, realizadas em todos os Postos de Saúde de Nova Petrópolis. As sugestões resultantes dos debates serão compiladas e darão origem a um relatório de ações futuras, que será entregue na Conferência Estadual de Saúde. O documento será apresentado pelos delegados de Nova Petrópolis eleitos durante a Conferência Municipal de Saúde, que são os seguintes: Secretária de Saúde, Crislei Gerevini, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elton Hillebrand, técnica de enfermagem, Goreti Lenz, além do fisioterapeuta Martim Wissmann.

As diretrizes e propostas elaboradas na etapa Municipal, que teve início no dia 9 de abril e vai até 15 de julho, e aprovadas na etapa Estadual que, por sua vez, será de 16 de julho a 30 de setembro, serão votadas na Etapa Nacional. Nessa última etapa, que será realizada de 1º a 4 de dezembro de 2015, será redigido o relatório final da Conferência.