23/03/2016

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Conferência Municipal de Povos de Terreiro reuniu mais de 80 pessoas

Evento contou com palestras, apresentação das atividades realizadas e eleição dos delegados para conferência Estadual...

A 2ª Conferência Municipal de Povos de Terreiro de Nova Petrópolis ocorreu dia 19 de março, no Centro de Eventos. O vice-prefeito do Município, Gregor Hermann, a secretária adjunta de Educação, Cultura e Desporto, Yedda Leão Michaelsen, e o diretor da seção de cultura musical de Nova Petrópolis, Ederson Moreira dos Santos, também conhecido como Gaudêncio Terra, que é também o vice-presidente do Conselho Municipal de Povos de Terreiro, prestigiaram o evento. Mais de 80 pessoas participaram da conferência.

O presidente do Conselho Municipal de Povos de Terreiro, pai Carlinhos de Ogun; o presidente da Umbanda da Serra, Saul de Medeiros; a secretária executiva do Conselho Estadual Povos de Terreiro, Sandrali de Campos Bueno; o presidente do Conselho Estadual Povos de Terreiro, Bábà Diba de Iyemonjá; e o comandante do 3º Pelotão da Brigada Militar, capitão Jorge Lauricio Mascarin, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Jorge Michaelsen e o vereador Charles Paetzinger participaram do evento.

Na oportunidade foram eleitos os delegados do conselho que irão representar Nova Petrópolis na Conferência Estadual de Povos de Terreiro, que deve ocorrer em novembro, em Porto Alegre. O conselho de Nova Petrópolis apresentou as atividades realizadas no Município e em outras localidades e selecionou as demandas e objetivos para serem cumpridos em 2016.

A 2ª Conferência Municipal de Povos de Terreiro de Nova Petrópolis contou com a apresentação de três palestras. A palestrante Winnie de Campos Bueno, bacharel em Direito, falou sobre “matriz africana laicidade do Estado e direito ao culto”. O presidente do conselho do Rio Grande do Sul, Bábà Diba de Iyemonjá, tratou sobre “avanços e desafios na construção de políticas públicas para o povo de terreiro na concepção da tradição de matriz africana”. O palestrante Doutor Gabriel Zatti Ramos explanou sobre “saúde e espiritualidade ubuntu” durante a conferência.

A 2ª Conferência Municipal de Povos de Terreiro de Nova Petrópolis foi organizada pelo Conselho Municipal de Povos de Terreiro e contou com o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis.