09/04/2024

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Conferência Municipal de Cultura empossa novos agentes e aprova proposições da comunidade

Evento contou com palestra de representante do Ministério da Cultura

Com o tema “Cidadania e direito à Cultura”, aconteceu no sábado, 6 de abril, a 10ª Conferência Municipal de Cultura de Nova Petrópolis, no auditório do Centro de Eventos. No encontro, em que foram aprovadas três proposições da comunidade para o segmento cultural, também estiveram presentes o prefeito Jorge Darlei Wolf e a chefe de divisão do Escritório Estadual do Ministério da Cultura, Patrícia Affonso.

Três proposições da comunidade foram inscritas para apresentação na Conferência, sendo elas a “Inclusão da Biblioteca e da Leitura no eixo Livro e Literatura do Plano Municipal de Cultura”, a “Criação do Festival de Música de Nova Petrópolis” e a “Ampliação e renovação da proposta do Salão de Artes Plásticas”. Todas as iniciativas foram aprovadas e serão encaminhadas para desenvolvimento, especialmente a de inclusão da Biblioteca e da Leitura como eixos no Plano de Cultura, com a finalidade de equiparar o plano municipal com o estadual.

A 10ª Conferência Municipal de Cultura de Nova Petrópolis teve ainda palestra sobre a Política Nacional Aldir Branc de Fomento à Cultura (Pnab). Com ela, o governo federal prevê injetar R$ 15 bilhões no segmento cultural nos estados, municípios e Distrito Federal. O assunto foi apresentado pela chefe de divisão do Escritório Estadual do Ministério da Cultura, Patrícia Affonso, que projetou os investimentos em Nova Petrópolis, voltados para o setor. Serão destinados mais de R$ 1,12 milhão, entre a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc até 2027 para a cultura nova-petropolitana.

Na oportunidade também foram empossados os novos 31 agentes culturais do Município, entre pessoas e entidades. Os agentes são: Gerson Muller, Gabriela Molossi Rodenbuch, Fernando Henrique Donato Agert, Porto do Som Produções Musicais, Gian Cristiano Wagner Braun, Camila Meneses Figueredo, Lucas Jasper Ferreira Souza, Produtora Cine Travel, Sabrina Muller, Iasmin Schmitt, Vinicius Camiza de Souza, CTG Pousada da Serra, João Batista da Silva, Toda trupe Contasons, Gladis Maria Pippi, SIGG - Turismo e Patrimônio Cultural, Harisson Ramos de Andrade, Celo Bueno Tri, Marcelo Ricardo Bueno, Luíse Flôres Lorenz, Henrique Jaher, Cleber Gomes Piovesano, Marcos Roberto Reis de Vasconcelos, Augusto Krüger Garcia, Jenifer Ludke Martens, Emix Brasil Produtora e Gravadora LTDA, Paulo Ricardo da Cunha Moreira, Clara Raquel Kilp, Bruna Tais Kiekow, Gean Carlos Albarello, e Associação de Danças Folclóricas Sonnenchein.

Durante o evento, foram eleitos e tomaram posse os novos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais de Nova Petrópolis, que está sendo reformulado. Eles foram organizados por eixos culturais, a fim de garantir representantes em todas as áreas. Confira:

- Patrimônio: titular Cristine Seefeld e suplente Silvio Silmar Peters;

- Artes plásticas: titular Luana Taís Pellenz e suplente Stella Kely Silva Moraes Alves;

- Dança, teatro e circo: titular Morgana Neumann;

- Música: Marcelo Ricardo Bueno;

- Livro e leitura: titular Helena Vitória Klein e suplente Leda Maria Fialho da Rocha;

- Vídeo, cinema e fotografia: titular Álvaro Benevenuto Jr. e suplente Lucas Jasper Ferreira Souza;

- Folclore: titular Iasmin Schmitt e suplente Thaís Sofia Paetzinger.

A Banda Municipal de Nova Petrópolis realizou a abertura da 10ª Conferência Municipal de Cultura, com a apresentações de músicas populares nacionais e internacionais, abrilhantando o evento.

Participaram do evento as secretárias de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, e de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Cristhie Lenz; a diretora do Departamento de Cultura, Jussara Prates; o diretor do Arquivo Histórico Municipal e Bibliotecas, Pedro Henrique Scheer; o presidente da Câmara Municipal, Alexandre da Silva, e a vereadora Kátia Regina Zummach.

Crédito das fotos: Marielly Bierhals/Comunicação PMNP