25/02/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Conferência do Povo de Terreiro enaltece a diversidade em Nova Petrópolis

1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro ocorreu dia 21 de fevereiro, no Parque Aldeia do Imigrante...

Imagens de Iemanjá, São Jorge e Jesus Cristo; incensos, frutas, guias e vestes brancas ao som de afoxé e bongô. Este foi o cenário que deu o tom à 1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro, realizada na última sexta-feira, dia 21 de fevereiro, no Centro de Convivência da Terceira Idade, no Parque Aldeia do Imigrante. Mais de 100 pessoas marcaram presença neste evento inédito em Nova Petrópolis.
O vice-prefeito Gregor Hermann, representando o prefeito Regis Luiz Hahn; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Charles Paetzinger; a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer e a integrante do Comitê Estadual do Povo de Terreiro, Iyá Sandrali de Campos Bueno compuseram a mesa oficial do evento, que tinha como anfitriões Carlos Marli de Souza Silva e Nelsi de Oliveira e Silva, da Tenda de Umbanda Ogun Xoroke.
“Estamos reunidos aqui hoje para combater todas as formas de intolerância religiosa. Debaixo da pele, todos somos africanos”, disse Iyá Sandrali de Campos Bueno, integrante do Comitê Estadual do Povo de Terreiro, referindo-se ao tema da etapa estadual da conferência – “A matriz africana e seus pressupostos civilizatórios”.
A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer declarou que a realização da 1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro é um marco histórico para Nova Petrópolis. “O respeito às diferenças que tanto pregamos, o próprio lema da nossa maior festa, o Festival Internacional de Folclore – “A diversidade é o que nos une” – hoje se manifesta em sua plenitude, podemos perceber claramente que este sincretismo nos torna um povo melhor, mais pacífico, mais tolerante e solidário”. Cíntia concluiu seu pronunciamento ao dizer que “todos nós, por essência, somos espiritualistas ou espiritualizados, todos sabemos que não estamos sós, temos nossas crenças e maneiras de pensar. Formamos grupos, congregações e terreiros para que unidos possamos buscar além de nossa espiritualidade, nossos direitos como cidadãos. Tenho a convicção de que esta conferência já é histórica e servirá de referência a todo um coletivo, um segmento, um grupo de pessoas que terão representatividade, voz e vez. Isso é educação, isto é cultura”.
O vice-prefeito Gregor Hermann e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Charles Paetzinger também manifestaram a sua alegria ao ver ocorrendo em Nova Petrópolis um evento de Povo de Terreiro. Pai Carlinhos de Ogun deu as boas-vindas a todos os presentes e agradeceu a todos os envolvidos na organização da 1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro.
A conferência teve início com a apresentação de como a Umbanda iniciou no Brasil, por volta de 1908, no Rio de Janeiro, com Zélio Fernandino de Moraes, o Pai Zélio de Moraes. Uma religião que fala aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados; de qualquer cor, raça, credo ou posição social. Em Nova Petrópolis, a história da Umbanda iniciou com Carlos Marli de Souza Silva e Nelsi de Oliveira e Silva, que por mais de 14 anos trabalharam, estudaram e começaram acolhendo amigos, conhecidos em sofrimento. E assim como Pai Zélio de Moraes, Carlinhos e Nelsi abriram sua casa e, junto a seus irmãos, acolhem a todos aqueles que buscam apoio na hora da aflição. Mas, também em horas de grande alegria a Tenda é espaço, como de união em matrimônio, campanhas de alimentos, agasalhos, entre outros. Desde 2008, Nova Petrópolis possui oficialmente um Terreiro de Umbanda, A Tenda de Ogum Xoroque.
O Agrupamento de Umbanda Tenda de Ogum Xoroke presidiu o evento que teve como objetivo a articulação, discussão, reflexão, esclarecimento do trabalho desenvolvido pelos Povos de Terreiro no Município. Para tanto, dois palestrantes enriqueceram a programação do evento, Dr. Aroldo Macan e Dr. Dorival Ventura Ramos.
Além disso, houve a eleição dos delegados que participarão da etapa estadual, em Porto Alegre. Foram eleitos delegados a nível governamental Ederson Moreira dos Santos (titular) e Lilian Petry (suplente); e, a nível não governamental, titulares Carlos Marli de Souza e Silva e Nelsi de Oliveira e Silva e, como suplentes Eric Roloff, Glades Marlise Schorn, Ademir Schaeffer. A 1ª Conferência Estadual do Povo de Terreiro ocorre de 20 a 23 de março, em Porto Alegre.