17/03/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Conferência discute Plano Municipal de Cultura de Nova Petrópolis

Mais de 300 pessoas participaram do evento realizado no último sábado...

A 4ª Conferência Municipal de Cultura foi realizada no sábado, dia 15 de março, no Auditório do Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Representantes de 177 associações e entidades discutiram o "Plano de Cultura: um desafio de todos" em um dia de trabalho intenso.
O prefeito Regis Luiz Hahn; o presidente da Câmara de Vereadores, Charles Paetzinger; a representante do Ministério da Cultura na Região Sul, Margarete Costa Moraes; a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer; e a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciane Schommer compuseram a mesa oficial de autoridades durante a abertura da 4ª Conferência Municipal de Cultura.
A cerimônia que deu início ao evento foi abrilhantada pelo pianista Micael Leão Michaelsen e pelas cantoras Luciane e Elena Pellenz, responsáveis pela execução dos Hinos Nacional e de Nova Petrópolis. O Grupo Acordes apresentou o Hino Riograndense e a “Canção da Diversidade”.
“Nova Petrópolis se preocupa com a cultura e demonstra isso abrindo frentes de diálogo para discutir os rumos da cultura no Município. Esta conferência efetiva a democracia”, disse o prefeito Regis Luiz Hahn em seu pronunciamento. Lembrando um trecho da poesia de Odilon Ramos, “No Adeus a Jayme”, o prefeito Lelo recitou “Jayme Caetano Braun, muitos cantarão teus versos; e os teus poemas dispersos farão vibrar corações, as tuas inspirações, velho fillósofo xucro, vão ficar rendendo lucro dos cofres das tradições”. E concluiu seu pronunciamento dizendo “tenho certeza de que o trabalho que será realizado durante este dia renderá lucro para os cofres das nossas tradições”.
A representante do Ministério da Cultura na Região Sul, Margarete Costa Moraes disse estar impressionada com a disposição de Nova Petrópolis para a cultura. “Aqui as pessoas estão empenhadas em preservar a riqueza cultural que existe em Nova Petrópolis, isso fica evidente com este auditório praticamente lotado”. Margarete disse que Ministério da Cultura está à disposição e que bons projetos encaminhados podem determinar a liberação de recursos federais. A representante do Governo Federal também participou discorrendo sobre o Sistema Nacional de Cultura e levantou a bandeira por uma Secretaria Municipal de Cultura em Nova Petrópolis.
Integrantes dos grupos dos eixos temáticos expuseram deliberações sobre música, com a professora Rose Krauspenhar; patrimônio material e imaterial, com a arquiteta Karin Brakemeier; artes cênicas, com o professor, empresário e ator, Paulo Roberto Staudt; vídeo, cinema e fotografia, com o fotógrafo Mauro Stoffel; cultura étnica e popular, com o tradicionalista Lucas da Costa de Lima; artes plásticas, com a artista plástica Haidi Gertz; e, livro e leitura, com a professora e empresária Cristina Magalhães; apresentando diagnóstico, metas e estratégias.
Durante a 4ª Conferência Municipal de Cultura duas proposituras foram aprovadas por unanimidade. A propositura de nº 01, de autoria de Ederson Moreira dos Santos, o Gaudêncio, elegeu Nelson Mandela como o Patrono Espiritual da conferência. Já a propositura nº 02, sugerida por Yedda Leão Michaelsen, aprovou a “Canção da Diversidade “, de autoria de Ederson Moreira dos Santos, o Gaudêncio, como a música símbolo do movimento cultural de Nova Petrópolis. Na ocasião, também foram entregues 31 certificados de agentes culturais.
A intervenção do artista Gaudêncio e do jovem Nicolas Sorgetz ressaltou a importância de preservar a cultura e história de um povo, mantendo costumes e cultivando o legado deixado pelos antepassados, na certeza de que nada foi em vão.
A Conferência Municipal da Cultura estabeleceu as diretrizes que irão direcionar a cultura de Nova Petrópolis nos próximos dez anos. Ao final do evento, a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciane Schommer agradeceu a todas as pessoas envolvidas a conferência, bem como a contribuição da plenária, que participou ativamente das discussões.