11/09/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Conferência de Políticas para as Mulheres foi realizada no Plenarinho da ACINP

Quatro eixos temáticos foram discutidos e delegadas foram eleitas no encontro...

A Coordenadoria Municipal da Mulher/Movimenta Nova Mulher e o CRAS de Nova Petrópolis realizaram na tarde de quarta-feira, 09 de setembro, a I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, no Plenarinho da ACINP. No encontro, que contou com um público de, aproximadamente, 30 pessoas, entre profissionais da Saúde e comunidade, foram debatidos quatro eixos temáticos sobre políticas voltadas para as mulheres. Além do debate, foram eleitas as delegadas de Nova Petrópolis, que vão representar o Município na Conferência Estadual de políticas Para as Mulheres, que será realizada no mês de Novembro em Porto Alegre.

A secretária de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Crislei Gerevini e a primeira dama do Município, Marion Spier Hahn, marcaram presença no evento, que contou ainda com a participação de Neusa Henzelmann e Leci Hartke de Oliveira, ambas representantes da organização não governamental Coletivo Feminino Plural, de Porto Alegre.

Os eixos debatidos no evento foram os seguintes: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres e sua diversidade e especificidade: avanços e desafios; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito Municipal, Estadual e Federal: avanço e desafios; Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; Sistema Nacional de políticas para as mulheres: subsídios e recomendações.

Com base nas discussões ocorridas, a comissão organizadora vai elaborar relatórios, que serão enviados a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. Esse material será apresentado e defendido na Conferência Estadual pelas delegadas eleitas no encontro, que foram as seguintes: Marion Spier Hahn, Joana Ester Bonorino, Erica Zang Michaelsen, além das suplentes Andreia Siqueira Frota e Luciane M. da Motta Costa.

Antes da Conferência Municipal, foram realizadas conferências livres em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município e também nas licalidades de São Jacó e Chapadão. Aproximadamente 70 pessoas participaram dos encontros, nos quais foram discutidas opiniões e elaboradas ideias para a os eixos temáticos abordados na conferência realizada no Plenarinho da ACINP.

Lembrando que o evento foi organizado pela Coordenadoria Municipal da Mulher e conta com: Andréia Siqueira Frota, Psicóloga CRAS/ UBS Vale Verde; Francine Roberta Lowe, estagiária de Psicologia do CRAS; Jéssica Santos de Freitas, Diretora do Núcleo de Atendimento Assistêncial e Rosane Eunice Bastianello Monteiro, Assistente Social do CRAS. Mais informações pelo (54) 3281-3811.