14/06/2013

Conferência das Cidades ocorre neste sábado

Toda comunidade está convidada para este momento...

Nova Petrópolis promove a 5ª Conferência Municipal das Cidades neste sábado, dia 15 de junho, das 08h30min às 17h, no Plenarinho da ACINP. A Conferência tem a finalidade de discutir sobre a temática proposta pela Conferência Nacional e Estadual: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”. O objetivo do evento é reafirmar e fortalecer a participação comunitária na discussão do processo de desenvolvimento do Município, eleger um representante para 5° Conferência Estadual das Cidades e aprovar o Regimento da Conferência Municipal de Nova Petrópolis.
Realizada em todas as cidades do Brasil, a organização do evento no Município é da Secretaria do Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação. De acordo com o secretário do planejamento Luiz Candido Kehl, a conferência é mais uma das etapas para discutir um planejamento urbanístico a longo prazo para a cidade. Entre os temas a serem estudados estão: transporte urbano, saneamento, mobilidade urbana, habitação e desenvolvimento.
A Conferência consolida um processo que se iniciou na Constituição de 1988, com a inclusão dos artigos 182 e 183, que tratam da questão urbana, tendo o histórico de uma realidade social de inexistência de políticas e estruturas institucionais que dessem conta da realidade e da complexidade das cidades no Brasil. Os interessados em participar poderão se inscrever gratuitamente no início ou durante o evento.

Confira programação completa:
08h30min: Credenciamento e aprovação do Regimento Interno
08h45min: Abertura Oficial pelo prefeito municipal Régis Luiz Hahn e pelo vice-prefeito Dr.Gregor Hermann
09h30min: Palestra ‘Política Estadual de Mobilidade Urbana’, com o arquiteto e deputado estadual Vinicius Ribeiro
10h30min: Coffee Break
11h: Palestra ‘Saneamento e Desenvolvimento Urbano‘, com o secretário adjunto de Saneamento do Estado Eng. Guilherme Barbosa
12h: Intervalo
13h30min: Formação de grupos temáticos - inscrições