05/11/2019

Comunidade pode sugerir alterações na Agenda Estratégica e no Plano de Mobilidade Urbana até 15 de novembro

Documentos estão disponíveis em www.novapetropolis.rs.gov.br

A comunidade, empresários e representantes podem sugerir alterações nas propostas da Agenda Estratégica e do Plano de Mobilidade Urbana, construídas de maneira colaborativa para o Projeto Nova 2050 e compiladas pela Consultora Cepa – Centro de Estudos e Projetos do Ambiente, até o dia 15 de novembro. Os documentos estão disponíveis em www.novapetropolis.rs.gov.br e as contribuições devem ser enviadas para contatonova2050@gmail.com.

A Agenda Estratégica e do Plano de Mobilidade Urbana contemplam nove estratégias, 25 programas e 105 projetos elaborados de maneira coletiva com a comunidade e unificados pela consultora. O material está estruturado em três subsistemas, são eles: de sustentabilidade do território rural e urbano; de sustentabilidade social, econômica e cultural e de sustentabilidade na gestão e cooperação. Cada subsistema possui estratégias, cada estratégia tem programas determinados e cada programa conta com projetos específicos.

Para aplicação da Agenda Estratégica, a Cepa sugere a criação de uma Agência de Desenvolvimento Sustentável de Nova Petrópolis (ADSNP), formada por um Conselho Administrativo, um presidente e uma Secretaria Administrativa; além de contar com um Conselho de Notáveis, que é um órgão de assessoramento, com função consultiva e fiscalizadora do Conselho de Administração e do presidente e será composta pelos integrantes da equipe de coordenação do Projeto Nova 2050.

Para aplicação já em 2020, existe um Plano Operacional que foi projetado para atingir a maturidade institucional da Agenda Estratégica e direciona para projetos mais bem-sucedidos no curto prazo. Aprovação da Agenda Estratégica como Lei Municipal, incluindo a sua administração como agência, e a implementação de treinamento em empreendedorismo com o fomento para criação de 100 novos projetos de investimento são os primeiros passos para colocar em prática o Projeto Nova 2050.

O projeto Nova 2050 ainda necessita de captação de recursos. Interessados em contribuir podem fazer depósito na conta do Sicredi (748) Agência 0101, conta 53836-7, da Casa Cooperativa – CNPJ 14.666.860/0001-73. As doações podem ser de qualquer valor, identificadas ou não.

Saiba mais sobre Nova Petrópolis em www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram @prefeituranovapetropolis encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.