04/08/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Comunidade Cultural de Nova Petrópolis presta homenagem à Sicredi Pioneira e à Piá

Cooperativas locais receberam o título de “Empresa amiga do patrimônio histórico”

No domingo, 31 de julho, a comunidade cultural de Nova Petrópolis concedeu o título de “Empresa amiga do patrimônio histórico” às cooperativas Sicredi Pioneira e Piá. A entrega das homenagens foi realizada no palco do 49º Festival Internacional de Folclore, durante a cerimônia de encerramento do evento. A proposição é de autoria do CTG Pousada da Serra e foi aprovada por unanimidade durante a Conferência Municipal de Cultura, no dia 27 de abril.

Em sua justificativa, o CTG Pousada da Serra elenca uma série de ações e iniciativas das cooperativas em prol da preservação do patrimônio histórico. São referidas também ações conjuntas das duas entidades, entre elas a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, da qual a Sicredi Pioneira e a Piá são as principais fomentadoras e mantenedoras. A Casa Cooperativa é a responsável pela implantação do Roteiro Turístico do Cooperativismo e a realização do Natal Cooperativo.

A concessão do título também é considerada uma forma de homenagem, da comunidade cultural do Município, pela passagem das datas comemorativas de 120 anos de fundação da Sicredi Pioneira e 55 anos da Piá, “cooperativas que ao longo de suas histórias já apoiaram diversas agremiações culturais com patrocínios, LIC, Fundo Social e outras formas colaborativas no desenvolvimento de suas atividades”.

A entrega das homenagens foi realizada pela secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; pelo diretor do Departamento de Cultura, Gilnei Mücke, e pela presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, Carla Cristiane Ferreira. A Sicredi Pioneira foi representada pelo presidente Tiago Luiz Schmidt. A homenagem à Cooperativa Piá foi entregue a Fabiane Lüdcke, que representou a diretoria.

Crédito da foto: Mauro Stoffel