25/08/2015

Secretaria de Administração

COMUNICADO OFICIAL

A Administração Municipal de Nova Petrópolis vem a público informar que o Grupo RBS cometeu um erro ao anunciar que o Município possuiu dívida de R$ 3,5 milhões durante reportagem exibida nesta segunda-feira, dia 24, no RBS Notícias transmitido para todo o Estado. De acordo com a coordenação de telejornalismo da RBS TV Caxias do Sul, a correção será realizada na edição do mesmo telejornal nesta terça-feira, 25 de agosto.

A reportagem enviada pela assessoria de imprensa de Nova Petrópolis aos meios de comunicação do Estado é clara ao informar que o anúncio da contenção de gastos feito pela administração pública foi justamente uma medida preventiva, responsável, para evitar que o Município contraia dívidas ou deixe de honrar compromissos já assumidos.

O equívoco cometido pela RBS TV foi afirmar que Nova Petrópolis tem dívida de R$ 3,5 milhões, quando este montante refere-se à dívida ativa. Ou seja, valor que os contribuintes devem aos cofres públicos.

Outro erro cometido pela reportagem transmitida pela emissora foi informar que a Prefeitura irá suspender concursos públicos. De fato irá, mas, somente partir de 1º de setembro, data em que o Decreto nº 137.2015, que adota medidas de contenção no âmbito da Administração do Poder Executivo, entra em vigor. O concurso público programado para dia 30 de agosto está mantido e será realizado normalmente.

A Administração Municipal de Nova Petrópolis não abre mão de que as informações corretas sejam amplamente divulgadas ao público. Por isso, manteve contato com a emissora desde a divulgação da reportagem, solicitando a correção e retratação do Grupo RBS.