24/05/2013

Secretaria de Administração

COMUDE realiza Assembleia Pública Municipal

Encontro dá sequencia ao ciclo de consulta popular em 2013...

No dia 5 de junho, o Conselho Municipal e Desenvolvimento (COMUDE) realizará a primeira assembleia pública municipal de 2013 , às 19h, no Plenarinho da ACINP. Na oportunidade, serão escolhidas dez demandas com valor alocado e cinco prioridades consideradas estratégicas, com impacto regional, sem valor, para discussão e inclusão na matriz orçamentária do Estado.
As demandas e prioridades serão escolhidas dentro de dez áreas temáticas, definidas na audiência pública do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Região das Hortênsias, realizada na última sexta-feira (17), na cidade de Canela. As dez áreas temáticas são:

- Desenvolvimento Rural
- Saúde
- Segurança Pública e defesa Civil
- Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Políticas para as mulheres
- Esporte, Lazer e Turismo
- Desenvolvimento Social e erradicação da pobreza
- Habitação, Desenvolvimento Urbano e Saneamento
- Educação Superior
- Infraestrutura e logística
- Educação Básica, Profissional e Técnica

Na assembleia também serão escolhidos os delegados que farão parte do Fórum Regional da Participação Popular e Cidadã. O fórum estabelecerá as demandas que irão para a votação pública. Esse ano, a votação pública será realizada nos dias 6 e 7 de agosto pela internet, e no dia 7 de agosto nas urnas que serão espalhadas pela cidade.
De acordo com o atual presidente do COMUDE, o Engenheiro Fábio Müller, a participação da comunidade é imprescindível, “A cada 30 pessoas presentes na assembleia, o município ganha direito a um delegado no fórum regional, o que aumenta o poder de decisão para os recursos que impactarão diretamente no município”, explicou.