05/11/2013

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Comitiva visita Estação de Tratamento de Esgoto de Lajeado

Autoridades e moradores de Nova Petrópolis estiveram no local dia 31...

Uma comitiva de Nova Petrópolis esteve em Lajeado na última quinta-feira, dia 31 de outubro. Na oportunidade, o grupo conheceu a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e esclareceu dúvidas quanto ao processo de funcionamento da mesma e possíveis impactos que a ETE pode causar no Município.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, engenheiro civil Luiz Candido Kehl a visita foi extremamente importante para sanar algumas preocupações que a comunidade e autoridades apresentaram acerca da construção da ETE em Nova Petrópolis, no Bairro Logradouro. “Fomos a Lajeado para ver de perto o funcionamento de uma ETE e concluímos que não produz odores”, disse o secretário ao citar que o cheiro era uma das principais preocupações da comunidade lindeira à ETE de Nova Petrópolis.
O grupo conheceu todo o processo de tratamento de esgoto, desde a sua chegada ao poço, bombeamento, gradeamento, chegada ao reator, passagem pelos tanques de decantação, decantação do esgoto fresco até o processo em que o esgoto torna-se lodo inerte. “A primeira etapa da ETE Nova Petrópolis será muito semelhante à ETE Lajeado, que funciona há um ano e meio. E, não há odor nenhum lá”, reforçou o engenheiro civil.
“A ETE Lajeado é cercada de mata nativa e o monitoramento do processo é muito bem feito. Nova Petrópolis terá uma estrutura muito semelhante. Não há motivos para preocupação”, ponderou o secretário. Segundo ele, a comitiva saiu muito satisfeita da visita.
A promotora de Justiça Tânia Maria Hendges Bitencourt; o secretário municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, engenheiro civil Luiz Candido Kehl; o gerente da unidade local da Corsan, Heleno da Siva Rosa; o proprietário do Limpa Fossa, Walter Schneider; e moradores da região onde está sendo construída a ETE Nova Petrópolis integraram a comitiva que foi a Lajeado.