19/04/2013

Comitiva de Nova Petrópolis traz bons resultados de Brasília

Explanada dos Ministérios foi visitada durante viagem...

Em visita a Brasília, a comitiva de Nova Petrópolis, capitaneada pelo Prefeito Regis Luiz Hahn, em conjunto com a Secretária da Educação, Cultura e Desporto Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer, Secretária da Saúde e Assistência Social Crislei Gerevini e pelo Secretário de Turismo, Indústria e Comércio Daniel Camargo, conquistaram bons resultados para Nova Petrópolis. Foram visitados os seguintes ministérios: Saúde, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura, Turismo, Cultura, Comunicações e FNDE. Além dos ministérios, os gabinetes dos deputados federais foram os objetivos das visitas também, como o do Deputado Renato Molling, Jeronimo Goergen e Afonso Hamm. A Senadora Ana Amélia Lemos também recepcionou a comitiva bem como o Ministro Pepe Vargas.
No FNDE, o assuntou tratado foi à busca de prorrogação do prazo de execução da obra da creche destinada para a localidade do Pinhal Alto, uma vez que a obra ainda não foi iniciada desde 2011. Nesta audiência foram abordados outros assuntos referentes a esta obra e de outras obras de ampliação e construção para Nova Petrópolis.
Já no Ministério da Saúde a comitiva foi atendida pela Sra. Dulcilene Tine, Secretária de Gabinete onde foram tratados assuntos sobre a ampliação, reformas e construções de UBS´s. Também foram solicitadas prorrogações de prazo para execução de obras que estão com recursos destinados para Nova Petrópolis, obras estas em que os recursos foram encaminhados em 2011 e até o momento não executadas. Ainda no ministério foram abordados assuntos mais técnicos com relação aos programas federais existentes, principalmente aos que se referem à Atenção Básica como aplicação dos recursos do PMAQ e NASF, bem como informações do e-SUS (programa informatizado para a instalação de prontuários eletrônicos).
Em reunião com o Ministério das Cidades a conversa foi direcionada para recursos e projetos para melhorar a mobilidade urbana de Nova Petrópolis. Projetos como asfalto e calçadas para áreas urbanas que ainda necessitam desta infraestrutura foram cadastrados pelo Planejamento já neste ano de 2013, e o Prefeito Regis Hahn solicitou que Nova Petrópolis seja contemplada neste quesito.
Solicitar a contemplação de Nova Petrópolis também foi o objetivo da administração na reunião com o Diretor Geral do Ministério das Comunicações, cuja o projeto das cidades digitais já se encontra devidamente cadastrado, trabalho este desenvolvido pela equipe técnica de informática da Prefeitura. No Ministério das Comunicações foi tratado outro assunto muito importante para Nova Petrópolis, à falta de portas de Internet ADSL onde outra frente de trabalho deverá ser desenvolvida nesta área para buscar sanar este problema, buscar a melhoria na internet, algo essencial para uma cidade que queira se desenvolver em todos os setores.
Junto ao Ministério da Cultura foram entregues documentos com relação ao Festival de Folclore 2012, como por exemplo, cartas de arquivamento da edição 2012 e de não captação e utilização de um recurso aprovado na mesma edição, essenciais para conseguir aprovação via Rouanet em 2013. Nesta mesma reunião ainda foi pedido um olhar especial para o projeto do Festival de Folclore 2013 já cadastrado junto ao MINC pela área de Projetos da Prefeitura de Nova Petrópolis.
No Ministério do Turismo, foram visto os trabalhos e projetos via SICONV que poderão ser trabalhados em 2013 e quais serão prioridades para os deputados. Para esta frente de trabalho, o que deve ser olhado, são os projetos a serem cadastrado via este sistema que deverão ser liberados através de emendas parlamentares. Para emendas no turismo, bons contatos foram realizados o que poderá gerar bons resultados e um retorno de aproximadamente R$ 500.000,00 reais para ser aplicado em infraestrutura.
Em visita ao gabinete do Deputado Jeronimo Goergen foi confirmado pelo Chefe de Gabinete o valor de R$ 250.000,00 que será liberado pelo Deputado para ser investido em Câmeras de Vigilância em Nova Petrópolis.
No gabinete do Deputado Federal Renato Molling, foram conversados diversos assuntos e apoios que irão gerar bons resultados para Nova Petrópolis. Para o Deputado, Nova Petrópolis é um dos municípios prioritários, ao qual o gabinete teve uma atenção muito especial através da assessora Roberta Nascimento que abriu boas oportunidades para o município. Nesta audiência foi protocolado um pedido de emenda parlamentar no valor de R$ 300.000,00 para luz trifásica, que irá beneficiar as localidades de Linha Olinda, Linha Brasil e Linha Pirajá.
Já na reunião com Ana Amélia Lemos e com sua assessoria foi liberado R$ 100.000,00 para o Hospital de Nova Petrópolis, recursos estes que deverão ser aplicados na compra de equipamentos. Outras emendas serão ainda analisadas pela Senadora que se mostrou muito contente com a visita da comitiva.
No Ministério do Desenvolvimento Agrário, os assuntos tratados foram às liberações de máquinas para Nova Petrópolis, uma vez que havia sido negado o pedido ao final do ano de 2012. Agora de posse de documentos que comprovam esta necessidade e o desejo de contar com estas maquinas, o Ministro Pepe Vargas liberará a máquina e outras duas solicitadas. Nova Petrópolis será contemplada em 2013 com uma retroescavadeira, uma patrola e um caminhão caçamba. Ainda será destinado para o Hospital de Nova Petrópolis, neste ano, mais uma emenda de R$ 250.000,00 para a aquisição de equipamentos.
As Secretárias da Saúde e Assistência Social e de Educação, Cultura e Desporto também estiveram participando em Brasília do Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância organizado pela Câmara dos Deputados, na pessoa do Deputado Federal Osmar Terra. Em suma a viagem foi de extrema importância para dar seguimento aos trabalhos desta administração e para fortalecer relações governamentais.