19/05/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Comitiva de Nova Petrópolis participa de evento cultural em Minas Gerais

...

Nos dias 17, 18 e 19 de maio, o secretário adjunto de Turismo Rodrigo dos Santos, o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Fábio Guaragni e a Rainha do Folclore, Cristine Seefeld, participaram do I Encontro Nacional IOV Jovem Brasil. Organizado pela IOV (Organização Internacional de Artes Populares) em Montes Claros, Minas Gerais, o evento teve como lema "A cultura pela paz mundial".
No dia 17 foi realizada a cerimônia de abertura do evento, no pátio do "Casarão", prédio histórico da cidade que será transformado em museu. Diversas autoridades estiveram presentes na abertura, dentre elas a presidente da IOV Brasil, Terezinha Miquilin, que citou John Kennedy, "Não pergunte o que o país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por seu país", conclamando os jovens brasileiros a preservar sua cultura.
A noite especial teve também uma bela apresentação do Coral Sarue UNIMONTES, que enttou musicas típicas do nordeste mineiro, encantando o público.
O dia 18, segundo do evento, iniciou com a palestra da professora Miriam Valderez, que abordou o tema das festas populares, citando as manifestações culturais mineiras como as Congadas, Festa do Divino Espirito Santo e a Cablocada. Em seguida, o professor e padre Avilmar proporcionou uma palestra esclarecedora sobre a “Cultura e a Diversidade”. De acordo com o padre, a cultura é produção pessoal, espiritual, material e simbólica do ser humano. Ainda segundo o padre Avilmar, o homem faz sua própria cultura, e ele mesmo acaba se depreciando ao desvalorizar sua cultura e história, ação que gera o crescimento da violência.
Ao meio dia foi servido um almoço típico mineiro. A tarde foi reservada para as apresentações dos grupos folclóricos de Montes Claros. Os integrantes, que possuíam fitas multicoloridas em suas indumentárias, tocaram vários instrumentos de percussão, marcando os passos das danças.
Em seguida, tiveraminício as atividades práticas, onde os participantes optavam entre oficinas de fotografia, confecção de coreografias, confecção de estandartes e danças típicas gaúchas, ministrada pelo presidente do Conselho de Cultura de Nova Petrópolis, Fábio Guaragni. A oficina da danças contou com 16 participantes, que aprenderam duas músicas tradicionais, a Chimarrita e Tatu de Espanhola, levando consigo um pouco da cultura do Rio Grande do Sul.
Finalizando a participação do município no evento, a Rainha do Folclore Alemão, Cristine Seefeld, apresentou o 41º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Após a exibição de um vídeo institucional de Nova Petrópolis, Cristine abordou a história, curiosidades, atividades e as novidades da próxima edição do Festival, que será realizado de 26 de julho à 11 de agosto, na Rua Coberta, junto a Praça das Flores.
No sábado ainda houve a palestra do coordenador do Curso de Danças da UFPel Thiago Amorim, que falou sobre a cultura e sua diversidade no Brasil. Segundo o secretário Adjunto de Turismo, e membro do Conselho de Cultura Municipal, Rodrigo dos Santos, o encontro foi positivo, “Participar de um evento de nível nacional em um Estado rico culturalmente como é Minas Gerais e ao chegar saber que a cultura do nosso município está difundida no estado Mineiro e que o Festival Internacional de Folclore já está no conhecimento de todo o Brasil e que rapidamente é associado com Nova Petrópolis é muito satisfatório” revelou, além de comentar que será de grande valia um evento com suas devidas proporções para os munícipes, desde que possa contar com pessoas qualificadas para abordar temas relevantes para o futuro e fortalecimento da cultura de Nova Petrópolis.
O 1º Encontro Nacional da IOV Jovem Brasil encerrou no domingo (19) com uma visitação guiada ao centro histórico e demais atrativos de Montes Claros e encerrou no auditório do Colégio Marista, onde foi redigida a “Carta de Montes Claros”. Fábio Guaragni, que é membro da IOV, foi incentivador da criação deste documento e pensa que é possível um novo futuro cultural no Brasil, “Este documento será entregue a autoridades e servirá como norteador da cultura nacional e também uma forma de fomentar e mostrar a preocupação do jovem com a cultura brasileira” enfatizou.
A IOV, que apoiou o evento, é uma organização que possui relações ofciais com a Unesco. Trata-se de uma ONG sem fins lucrativos, que protege as manifestações culturais que a Unesco preserva, desde que sua finalidade seja promover a paz entre os povos, paz esta que nasce levada pelo conhecimento e pelo respeito entre as culturas, proposta pela Unesco e pela ONU.
Fonte: Rodrigo José dos Santos