23/04/2013

Secretaria de Administração

Comitiva cubana visita Nova Petrópolis

Desde domingo (21), profissionais da agricultura de Cuba estão em Nova Petrópolis para aprender mais sobre o setor agrícola da cidade. O grupo de dez cubanos é acompanhado pela EMATER, que os levou até o Centro Regional de Formação Profissional de Agricultores (CETANP) e à Cooperativa Piá, onde foi realizado um encontro que contou com a presença do prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, presidente da Piá, Gilberto Kny, secretário da Cooperativa Piá, Jeferson Smaniotto, vice-presidente da Cooperativa Sicredi, Mário Konzen e coordenador da CETANP, Arnaldo José Basso.
No encontro, as lideranças das cooperativas Piá e Sicredi explicaram a filosofia cooperativista e mostraram um pouco da evolução das duas cooperativas. O grupo cubano mostrou muito interesse pelo modelo cooperativo. A todo instante surgiam perguntas sobre o funcionamento das cooperativas, especialmente nos aspectos financeiro e de capacitação de profissionais.
“O mais importante dessa visita foi a integração entre ideologias tão diferentes, “Nós mostramos como funcionam nossas cooperativas aqui, e aprendemos com o conhecimento deles”, disse o presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny. Para o prefeito municipal, Régis Hahn, receber grandes conhecedores do meio agrícola só beneficia Nova Petrópolis, “Estamos agregando conhecimento, isso traz muitos benefícios. Investir em pessoas, formar esses técnicos rurais é de extrema importância. Essa comitiva cubana é um belo exemplo desse pensamento”, destacou.
De acordo com o coordenador da CETANP, Arnaldo José Basso, durante a visita ao CETANP, a comitiva de Cuba ficou surpresa com o sistema de capacitação dos profissionais agrícolas, “No momento que viram os cursos que oferecíamos, e os resultados destes para a carreira profissional, eles ficaram positivamente impressionados”, disse. A engenheira agrônoma de Cuba, Violeta Puldón Padrón, de 51 anos, destacou justamente o teor prático dos cursos agrícolas oferecidos em Nova Petrópolis, “Vimos mulheres aprendendo a fazer doces, e as pessoas lidando diretamente com situações do campo, gostamos muito disso”, destacou.
A vinda da comitiva de Cuba ao Rio Grande do Sul surgiu de uma parceria entre o governo cubano e o governo do Estado. Antes de chegar à Nova Petrópolis, o grupo visitou o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e a EMATER. Na quarta-feira, 24 de abril, a comitiva cubana, que ficará mais 15 dias no Estado, seguirá para Caxias do Sul.