24/06/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Comitê de Crise define novas ações de combate à COVID-19 em Nova Petrópolis

Integrantes do grupo deliberaram sobre determinações mais rígidas no Município

Ampliação nas ações de fiscalização, fechamento do Ninho das Águias e rigidez na obrigatoriedade do uso da máscara foram algumas das ações definidas pelo Comitê de Crise de Nova Petrópolis. O grupo se reuniu nesta quarta-feira, 24 de junho, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), com o objetivo de estabelecer ações que contribuam para a manutenção do Município na Bandeira Laranja.

No início da reunião, a coordenadora do Comitê de Crise, secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Claudia Pires, trouxe um panorama atual da situação da COVID-19 na Região Serra, da qual Nova Petrópolis faz parte. “A Macrorregião Serra detém 10% da população do Rio Grande do Sul e 40% dos surtos do Estado estão nesta macrorregião. Somos a 2ª região com mais óbitos, atrás apenas de Porto Alegre. Os pacientes infectados estão apresentando quadros mais graves e, consequentemente, alcançando mais óbitos”, elencou.

Conforme os dados apurados pelo Observatório Regional da Saúde Macrosserra e apresentados na reunião do COE, aos pontos críticos no combate à propagação do novo coronavírus envolvem o uso inadequado da máscara e/ou não uso; não higienização adequada das mãos; o compartilhamento do chimarrão; o grande número de pessoas circulando nos mercados e espaços públicos, nos finais de semana, e a dificuldade dos hospitais que já possuem UTIs em ampliar o número de leitos, devido às dificuldades na aquisição de equipamentos.

Desta forma, como ações imediatas em Nova Petrópolis, o Comitê de Crise decidiu pelo fechamento do atrativo turístico Ninho das Águias, via Decreto Municipal; pela ampliação na obrigatoriedade do uso de máscaras em qualquer local do Município, individual ou coletivo, via Decreto Municipal; pela ampliação das ações de fiscalização na Praça das Flores, Pracinha dos Brinquedos e entrada da cidade, por meio da Blitz Coronavírus; pela entrega de ofícios ao comércio lindeiro da Avenida 15 de Novembro (restaurantes, administradoras dos centros comerciais, supermercados, etc.) reiterando sobre cuidados de prevenção à COVID-19, ocupação e protocolos; pela veiculação de spots nas rádios locais, motossom e Praça das Flores alertando sobre uso de máscaras e para evitar aglomerações.

Além disso, o grupo propôs, e já está em análise, a alteração na Lei do Código Municipal de Posturas estabelecendo a possibilidade de aplicar multas no caso do não uso de máscaras em Nova Petrópolis. O Comitê de Crise também decidiu pela renovação do aluguel da estrutura do Ambulatório de Campanha no Centro de Eventos por mais 30 dias, até 30 de julho de 2020.

Nova Petrópolis também integra o Observatório Regional da Saúde Macrosserra, cujo objetivo, a curto prazo, é monitorar, diariamente, os indicadores do Modelo de Distanciamento Controlado, conforme metodologia da Secretaria de Estado da Saúde (SES-RS), possibilitando aos Municípios tomarem decisões e atuarem rapidamente em estratégias de saúde que visem reduzir a expansão da pandemia e promover a saúde nos 49 Municípios da Região da Macrosserra.

“Para mantermos a nossa Região na Bandeira Laranja, os 49 Municípios da Macrosserra não podem aumentar o número de hospitalizações em leito clínico; não podem registrar mais de 16 óbitos na semana (até 24 de junho, registrava oito mortes) e é preciso ter 59 leitos de UTIs livres (até 24 de junho, a Região está com 84 leitos livres)”, alertou a secretária Municipal, Claudia Pires, ao salientar que as ações devem ser preventivas para que os indicadores sejam favoráveis.

Para mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social na prevenção ao coronavírus, acesse o site oficial do Município: www.novapetropolis.rs.gov.br ou ligue (54) 3298-2650. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP