10/09/2013

Secretaria de Administração

Comissão de Segurança lança Cartilha Educativa

Guia de proteção pessoal foi apresentado em evento na tarde de segunda-feira...

A Comissão Provisória de Segurança de Nova Petrópolis fez o lançamento oficial da Cartilha Educativa de Segurança Pessoal. A cartilha, patrocinada pela Prefeitura de Nova Petrópolis, ACINP e Cooperativa Piá, foi lançada em evento realizado no Restaurante Torquês na segunda-feira, 9 de setembro. A cartilha, que já tem 10 mil exemplares impressos, é mais uma ação da Comissão Provisória de Segurança, criada no início deste ano com o intuito de desenvolver políticas de segurança preventiva.
Participaram do lançamento o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, além do presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Lüdke, além do presidente da ACINP, Cláudio Michaelsen. Também estiveram presentes representantes da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, CONSEPRO, Defesa Civil, Conselho Tutelar, bem como secretários municipais, vereadores e demais autoridades.
A Cartilha Educativa de Segurança Pessoal contém orientações de segurança familiar e residencial, além de dar dicas sobre comportamento defensivo, segurança nos deslocamentos e alertar sobre a importância de ter cuidado com informações pessoais. O guia, bastante prático e didático, também indica procedimentos seguros em casos de emergência.
“A Cartilha de Segurança Pessoal é a prova concreta desse belo trabalho que a comissão vem fazendo. Essa foi mais uma ótima ideia dessa comissão, da qual nós, do poder público, temos orgulho de fazer parte. Se nos dermos as mãos, com certeza vamos conseguir manter nossa cidade sempre segura”, enfatizou o prefeito Regis Luiz Hahn.
Para o presidente da ACINP, Cláudio Michaelsen, a Comissão Provisória de Segurança vem cumprindo o papel para a qual foi criada. “Esse grupo surgiu com um único interesse, atacar de forma eficaz os problemas existentes do campo da segurança. Dizem que a violência nasce onde as pessoas estão de braços cruzados, este erro nós não cometeremos”, destacou Michaelsen.
O conteúdo da cartilha, elaborada e diagramada pela ACINP, foi desenvolvido durante as reuniões da Comissão Provisória de Segurança, a partir de sugestões de integrantes da Brigada Militar e das Polícias Rodoviária Federal e Civil. As sugestões foram avaliadas e aprovadas por todos os membros da comissão. Nos próximos dias, além de serem entregues nas escolas do município, cerca de 6 mil exemplares do guia serão distribuídos em diversas residências de Nova Petrópolis por agentes da Secretaria Municipal de Saúde.
Criada no início de 2013 com o intuito de encontrar soluções para os desafios que a cidade encontra no terreno da segurança, a comissão reúne membros do poder público e legislativo, lideranças, gerentes de bancos e representantes dos órgãos de segurança. O grupo planejou, e está realizando, diversas medidas preventivas para melhorar a segurança pública em Nova Petrópolis.