04/05/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Começa nesta quarta-feira a vacinação do grupo de pessoas com comorbidades

Na primeira fase serão vacinados diabéticos de 55 a 59 anos, gestantes e puérperas com comorbidades, doentes renais crônicos e pessoas com síndrome de Down

Nesta quarta-feira, 5 de maio, Nova Petrópolis dá início à vacinação do grupo de pessoas com comorbidades contra a Covid-19. Na fase inicial, a primeira dose será oferecida a diabéticos de 55 a 59 anos, gestantes e puérperas com comorbidades, doentes renais crônicos e pessoas com síndrome de Down. Todos devem ter mais de 18 anos.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social é de que todos os integrantes destes grupos se dirijam ao Centro de Eventos, onde haverá vacinação em carros na quarta-feira, 5 de maio, das 8h às 10h.

“Precisamos evitar ao máximo as aglomerações destas pessoas que têm comorbidades. Então, todos que tiverem condições, devem ir de carro ao Centro de Eventos. Mas, para os demais, também haverá vacinas disponíveis nos sete postos de saúde do Município”, afirma a secretária adjunta de Saúde, Crislei Gerevini.

Para receber a vacina, os diabéticos de 55 a 59 anos devem apresentar receita médica atualizada (um ano), constando os medicamentos em uso. Já as gestantes e puérperas com comorbidades, doentes renais crônicos e pessoas com síndrome de Down precisam ser maiores de 18 anos e apresentar laudo médico. Todos devem levar documento oficial com foto, cartão SUS e, quem tiver, caderneta de vacinação.

Pessoas que fizeram a vacina contra a Influenza H1N1 (gripe) há menos de 14 dias não podem receber a vacina contra a Covid-19 neste momento. Da mesma forma, a vacina desta quarta-feira não pode ser recebida por pessoas com síndrome gripal ou suspeita de Covid-19.

Para esta etapa da vacinação, Nova Petrópolis dispõe de 380 doses da marca Covishield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz).

PORTADORES DO HIV

A Secretaria Municipal de Saúde também está iniciando a vacinação de portadores de HIV. Integrantes deste grupo devem fazer o agendamento da vacinação pelo telefone (54) 3298-2650.

OUTRAS DOENÇAS

Como o número de doses disponíveis ainda é insuficiente, os demais integrantes dos grupos de comorbidades serão chamados pela Secretaria Municipal de Saúde na medida em que chegarem novas remessas de vacina ao Município.

SEGUNDA DOSE

A Secretaria Municipal de Saúde segue aguardando a chegada de uma nova remessa de vacinas da marca Coronavac (Sinovac/Butantan) para a aplicação da segunda dose em idosos que receberam a primeira dose em março.

Crédito da foto: Francis Jonas Limberger / Comunicação PMNP