conteúdo do menu
conteúdo principal
05/05/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Começa a vacinação de pessoas com comorbidades, entre 55 e 59 anos

Público deste grupo deve ir de carro ao Centro de Eventos nesta quinta-feira, 6 de maio, das 8h às 10h

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Pessoas que fazem parte do grupo de comorbidade e que têm idade entre 55 e 59 anos são o público alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira, 6 de maio. Nesta faixa etária, as pessoas com comorbidades de todos os bairros e localidades de Nova Petrópolis devem ir de carro ao Centro de Eventos, no horário das 8h às 10h, para receber a primeira dose da imunização.

Para quem não tiver condições de ir de carro ao Centro de Eventos na manhã de quinta-feira, os sete postos e saúde do Município também estarão aplicando a vacina nas pessoas do grupo de comorbidades (de 55 a 59 anos). O horário da vacinação nos postos de saúde é das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

As pessoas do grupo de comorbidades (55 a 59 anos) serão imunizadas com a vacina da marca Covishield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz). Na tarde desta quarta-feira, 5 de maio, Nova Petrópolis recebe 885 doses desta vacina, além de 70 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).

 

GRUPO DE COMORBIDADES

Conforme a resolução Nº 089/21, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS), as seguintes comorbidades estão incluídas como prioritárias para vacinação contra a Covid-19:

Diabetes mellitus;

Pneumopatias crônicas graves;

Hipertensão arterial resistente – estágios 1, 2 e 3;

Doenças cardiovasculares;

Doença cerebrovascular (AVC);

Doença renal crônica;

Imunossuprimidos (transplantados, HIV e pacientes oncológicos);

Anemia falciforme;

Obesidade mórbida;

Síndrome de Down;

Cirrose Hepática;

 

SÍNDROME DE DOWN, GESTANTES E PUÉRPERAS

Para pessoas com síndrome de Down e gestantes e puérperas com comorbidades, a vacinação nesta quinta-feira, 6 de maio, será oferecida para qualquer pessoa acima de 18 anos.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para receber a vacina contra a Covid-19, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação (quem tiver).

Diabéticos e hipertensos precisam apresentar uma receita médica atualizada (menos de um ano) dos medicamentos em uso. As demais pessoas do grupo de comorbidades devem apresentar laudo médico recente.

 

SÍNDROME GRIPAL E VACINA DA GRIPE

Pessoas que fizeram a vacina contra a Influenza H1N1 (gripe) há menos de 14 dias não podem receber a vacina contra a Covid-19 neste momento. Da mesma forma, a vacina desta quinta-feira não pode ser recebida por pessoas com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19.

 

RESULTADOS DA QUARTA-FEIRA

A vacinação das pessoas do grupo de comorbidades teve início em Nova Petrópolis nesta quarta-feira, 5 de maio (fotos). O drive thru realizado durante a manhã no Centro de Eventos resultou na aplicação de 62 doses. Também houve vacinação nos sete postos de saúde. Neste primeiro dia foram vacinados diabéticos de 55 a 59 anos, gestantes e puérperas com comorbidades, doentes renais crônicos e pessoas com síndrome de Down.

 

SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social segue com defasagem de vacinas da marca Coronavac (Sinovac/Butantan) para o reforço em idosos que receberam a primeira dose em março e abril.

Na tarde desta quarta-feira, 5 de maio, o Município recebe 70 doses da Coronavac. Como a quantidade ainda é insuficiente para atender toda a demanda de segunda dose, a partir da quinta-feira, 6 de maio, as 70 vacinas disponíveis serão aplicadas naqueles idosos que estão aguardando a mais tempo pela segunda dose.


Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger / Comunicação PMNP

Outras Notícias