06/01/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Combate ao Aedes aegypti: Vigilância Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis realizou mais de 43 mil visitas a imóveis em 2021

Painel Aedes atualizado apresenta dados dos últimos quatro meses

Nova Petrópolis possui um controle ativo no combate à dengue, chikungunya e zika vírus desenvolvido ao longo de todo o ano pela equipe de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde e Assistência Social. Em 2021 foram realizadas mais de 43 mil visitas a imóveis e quase 250 focos foram encontrados nos bairros da zona urbana. Nesta quinta-feira, 6 de janeiro, a Vigilância Ambiental em Saúde divulga os dados atualizados do Painel Aedes aegypti referente aos últimos quatro meses e o resultado do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no final de 2021.

Ao longo de 2021, sete agentes de endemias visitaram 43.027 imóveis em Nova Petrópolis, totalizando 768 amostras coletadas e 244 focos do mosquito, representando cerca de 23% a mais que em 2020. Os focos foram identificados em 10 bairros na zona urbana de Nova Petrópolis, sendo a maior incidência de imóveis com foco no Centro.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde, Rafael Altreiter, “o número de focos em 2021 foi muito maior comparado ao ano anterior” – Altreiter salienta que “o Aedes aegypti é um mosquito doméstico, está dentro de casa, por isso precisamos que a população faça a sua parte, participe mais, não acumule água sem responsabilidade. Evitar a doença é um trabalho de todos nós!”

Durante o ano, a Vigilância Ambiental em Saúde promoveu campanhas de conscientização e de recolhimento de pneus inservíveis. As placas itinerantes com frases que resumem as ações básicas para prevenção das doenças vinculadas ao mosquito Aedes aegypti circularam pelos bairros da zona urbana da cidade e permanecerão nas estratégias de controle durante o ano de 2022 - na segunda quinzena de janeiro as placas estarão alocadas no Centro. Em outubro, em parceria com as secretarias de Obras e Serviço Públicos e Agricultura e Meio Ambiente, foi realizada a coleta de pneus inservíveis para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Painel Aedes apresenta dados dos últimos quatro meses de 2021

Entre os meses de setembro e dezembro de 2021, os agentes de endemias identificaram nove bairros com focos, sendo Centro e Bavária os com maior número. No período foram realizadas 14.030 visitas, somando 153 amostras coletadas e 18 focos do mosquito. Os principais criadouros identificados foram caixas d’água e pequenos depósitos de água.

No final de novembro de 2021, a equipe da Vigilância Ambiental também realizou o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde, o resultado apresentou índice satisfatório e baixo risco de surto das doenças causadas pelo vetor. O LIRAa é uma ação que ajuda a identificar bairros ou áreas com maior risco de transmissão de doenças e consequentemente ações prioritárias contra o Aedes aegypti.

“Agora estamos no período sazonal da dengue, período que se estende até maio, nessa época o número de casos da doença aumenta no RS. Precisamos manter a vigilância e reforçar ainda mais a população de que a melhor maneira de combater o mosquito é não deixando-o nascer, e isso se faz eliminando seus criadouros, que é qualquer recipiente com capacidade de acumular água”, enaltece Altreiter.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social possui Laboratório de Entomologia onde realiza a análise do material coletado, conferindo agilidade à identificação das larvas e consequente as ações preventivas. Todos os agentes em saúde que realizam as vistorias estão devidamente identificados com uniformes e crachás e podem ter sua ação confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde em caso de dúvida.

A Prefeitura de Nova Petrópolis possui serviço de atendimento a denúncias e qualquer irregularidade deve ser comunicada à Vigilância Ambiental em Saúde. Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, contate: (54) 3298-2665 ou ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.

Crédito da Foto: Francis Limberger | Comunicação PMNP