22/08/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Chegada do Fogo Simbólico abre comemorações da Semana da Pátria

Centelha da Chama da Pátria chega a Nova Petrópolis no sábado, 23 de agosto...

As comemorações da Semana da Pátria em Nova Petrópolis iniciam com a chegada do Fogo Simbólico no próximo sábado, 23 de agosto, às 09h15min, no Coreto do Parque Aldeia do Imigrante. Haverá ato solene, com presença do Coronel Álvaro Raul Cruz Ferreira, representando a Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul; da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer, e demais autoridades municipais.
A Chama da Pátria, uma centelha da 77ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que chega ao Parque Aldeia do Imigrante e será transferida para a Brigada Militar após o ato solene, voltará à Praça das Flores no dia 1º de setembro, dando início às comemorações da Semana da Pátria.
A Liga da Defesa Nacional, desde a sua criação, tem como objetivo difundir e incrementar o civismo nas comunidades, promover e incentivar o culto aos símbolos nacionais, preservando os heróis e figuras ilustres da história. Em 2014, a Liga da Defesa Nacional propôs os seguintes temas para as comemorações cívicas: Amazônia Patrimônio Brasileiro, como tema nacional; Meu Jeito de Ser Brasileiro, como tema estadual; o centenário de Lupicínio Rodrigues, para a homenagem regional; e Civismo – Elementos para o Futuro, como tema municipal, sendo a personalidade homenageada Senhor Lino Grings, primeiro prefeito de Nova Petrópolis.
Durante a Semana da Pátria, de 1º a 07 de setembro, as Horas Cívicas serão realizadas às 08h, na Rua Coberta, junto à Praça das Flores, sob a responsabilidade de instituições de ensino, órgãos públicos e entidades representativas.

Programação da Semana da Pátria 2014:
1º a 07 de Setembro – Rua Coberta

1º de setembro – Segunda-feira – 08h – Rua Coberta
Responsável pelo cerimonial: Padre Werner
Abertura da Semana da Pátria/ Recepção do Fogo Simbólico
Hasteamento das bandeiras e hora cívica sob a responsabilidade de: Prefeitura Municipal; Prefeito, Vice-prefeito, Assessor e Vereadores Mirins; Conselho Municipal de Política Agrícola, Conselho Municipal da Saúde, Contran, Banda Municipal e Comude.

02 de setembro – Terça-feira – 08h – Rua Coberta
Responsável pelo cerimonial: APAE, Frederico Michaelsen e EMEI Professora Ignez Cecchini Deppe
Participação das seguintes entidades: Emater; COAPEL; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Calçadista; EBCT; CETANP; Conselho do Meio Ambiente; Tabelionato; Ofício de Registros Públicos; Biblioteca Pública; Esporte Clube Nova Petrópolis; Departamento de Cultura; Conselho Municipal de Cultura; Associação Nostra Mérica; Associação Tannenwald; representação do Colégio Frederico Michaelsen e Colégio Padre Werner.

03 de setembro – Quarta-feira – 08h – Rua Coberta
Responsável pelo cerimonial: Bom Pastor
Participação das seguintes entidades: Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal; Brigada Militar; Jornal O Diário; Jornal A Ponte; Jornal de Nova Petrópolis; Jornal Nossa Terra e Rádio Inova; Rádio imperial; Revista Expansão; Consepro; Aturma; e Conselho Municipal de Educação.

04 de setembro – Quinta-feira – 08h – Rua Coberta
Responsável pelo cerimonial: Padre Amstad e Escola Piá
Participação das seguintes entidades: Fórum; Promotoria de Justiça; Conselho Municipal de Assistência Social; Conselho Municipal do Idoso; Grupos de 3ª Idade; Associação de Bandas e Conjuntos Musicais; Associação Tempo Presente; Associação de Coros e Coristas; representação do Colégio Frederico Michaelsen e Colégio Padre Werner.

05 de setembro – Sexta-feira – 08h – Rua Coberta
Responsável pelo cerimonial: São José, Jacob Jaeger e 1º de Maio
Participação das seguintes entidades: Corsan; ACINP; Assistência Social; Associação dos Universitários; Comdica e Associação Tchon Ji; Conselho Tutelar; Câmara de Vereadores; OASE; Associação Rota Romântica; representação do Colégio Frederico Michaelsen e Colégio Padre Werner.

06 de setembro – Sábado – 08h – Rua Coberta
Responsáveis pelo cerimonial: Pedro Beck Filho e Augusto Guilherme Gaedicke
Participação das seguintes entidades: Casa Cooperativa; Associação Theodor Amstad; Meninas Cantoras da Serra Gaúcha; Conselho de Alimentação Escolar; Caixa Econômica Federal; Banrisul; Sicredi; Bradesco; Banco do Brasil; PPD’s Azaléia; representação do Colégio Frederico Michaelsen e Colégio Padre Werner.

07 de setembro – Domingo – 08h – Rua Coberta
Responsável pelo cerimonial: Luiz Loeser e Otto Hoffmann
Participação das seguintes entidades: Prefeitura Municipal; Participação do prefeito, vice-prefeito e vereadores mirins; Banda municipal; Equipe ecumênica; Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis; Corpo de Bombeiros Voluntários; Fundo de Turismo; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Conselho Municipal do FUNDEB; e CTG Pousada da Serra.