24/08/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Chama do Fogo Simbólico da Pátria está em Nova Petrópolis

As atividades da Semana da Pátria iniciam em 1º de setembro e se encerram com Desfile Cívico no dia 7

A chama do Fogo Simbólico da Pátria chegou a Nova Petrópolis nessa quarta-feira, 23 de agosto, trazida por representantes da Liga de Defesa Nacional. Em ato na Rua Coberta, o prefeito Jorge Darlei Wolf e o vice-prefeito Martim Wissmann receberam a centelha, que na sequência foi conduzida pela equipe de futebol de campo do Esporte Clube Nova Petrópolis (ECNP) até o quartel da Brigada Militar. A chama ficará no local até o dia 1º de setembro, quando será levada novamente à Rua Coberta para dar início a programação da Semana da Pátria na cidade.

A chegada da chama ao município fez parte da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, da qual Nova Petrópolis faz parte anualmente. Nas comemorações da Semana da Pátria de 2023, serão tratados três temas: em âmbito nacional, prestará homenagem ao político Rui Barbosa; no Rio Grande do Sul a programação terá a Revolução Assisista de 1923; já em Nova Petrópolis o assunto escolhido foi o Folclore, em alusão aos 50 anos do Festival Internacional de Folclore.

As atividades iniciam no dia 1º de setembro na Rua Coberta da cidade. A programação contará com horas cívicas nas escolas e com o Desfile Cívico de encerramento pela avenida 15 de Novembro, no dia 7 de setembro, data em que é celebrada a Independência do Brasil.

Participaram da cerimônia de recebimento do Fogo Simbólico os secretários de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; e de Administração, Bruno Seger; o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Guilherme Lohmann; o comandante da Brigada Militar de Nova Petrópolis, tenente Matheus Pelizzaro; a presidente da Câmara Municipal, Kátia Regina Zummach; os vereadores Alexandre da Silva e Tarcisio Brescovit; além das equipes dos departamentos de Desporto e Cultura, e do setor pedagógico da Prefeitura. Alunos do Colégio Estadual Padre Werner e do Grupo Escoteiro Bom Pastor também prestigiaram.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP