25/08/2014

Secretaria de Administração

Chama da Pátria chega a Nova Petrópolis

Fogo Simbólico foi conduzido por estudantes da Escola Municipal Luiz Loeser...

A centelha da Chama da Pátria chegou a Nova Petrópolis na manhã de sábado, dia 23 de agosto. O Fogo Simbólico foi aceso em um ato solene realizado no Parque Aldeia do Imigrante, na presença do Coronel Álvaro Raul Cruz Ferreira, representando a Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul, da secretária de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer, além do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Charles Paetzinger e demais autoridades municipais. Também participaram do ato os estudantes da Escola Municipal Luiz Loeser, que foram os responsáveis por conduzir a chama até a Brigada Militar.
Este ano, a corrida do Fogo Simbólico da Chama da Pátria possui um tema a nível nacional, que é “Amazônia e o mundo”, chamando a atenção para a importância de preservar a biodiversidade existente na Amazônia. Além do tema nacional, também há o tema a nível regional “Meu jeito de ser brasileiro”, que destaca a consciência que cada cidadão deve ter sobre seu papel na sociedade. O cantor e compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues foi escolhido para ser o homenageado na corrida do Fogo Simbólico de 2014.
O Coronel Álvaro Raul Cruz Ferreira, que realizou o acendimento do Fogo Simbólico junto com a secretária Cíntia Reisdoerfer, destacou o sentido de receber a Chama Cívica. “Receber o Fogo Simbólico é uma honra. Este é um momento que seve de reflexão, no qual devemos pensar em nossos direitos e deveres como cidadãos”, disse o Coronel Ferreira, que também parabenizou os estudantes da Escola Luiz Loeser pela vaga conquistada no JERGS.
Para a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer, receber a centenha da Chamada Pátria é motivo de orgulho. “Esse é o nosso jeito de dizer o quanto amamos nossa terra. Nós lutamos contra as dificuldades com garra e de cabeça erguida, sempre cultivando nossos valores individuais e acreditando nos princípios alheios”, disse a secretária Cíntia.
Após a solenidade de acendimento, o Fogo Simbólico foi levado pelos estudantes da Escola Municipal Luiz Loeser até a Brigada Militar. A Chama Cívica será transferida para Praça das Flores no dia 1º de setembro, ato que dará início às comemorações da Semana da Pátria.