09/08/2021

Secretaria da Fazenda

Certidões da Secretaria da Fazenda passam a ser disponibilizadas gratuitamente no site da Prefeitura

Novo recurso faz parte do processo de digitalização dos serviços do Município

Contribuintes de Nova Petrópolis que necessitam de certidões da Secretaria Municipal da Fazenda passam a ter a opção de obtê-las instantaneamente e sem custos no site da Prefeitura (www.novapetropolis.rs.gov.br). O novo recurso faz parte do processo de digitalização dos serviços do setor.

As certidões (positivas, negativas ou positivas com efeito negativo) podem ser obtidas para CPF, CNPJ ou pelo número de cadastro imobiliário. Pessoas sem vínculo com o Município de Nova Petrópolis precisam fazer o cadastro junto à Secretaria da Fazenda antes de acessar o serviço. O contato pode ser feito presencialmente ou pelo telefone (54) 3281-8448, que funciona com WhatsApp.

Para obter as certidões via internet, é necessário entrar no site da Prefeitura e acessar a área de serviços “Para o Cidadão”. Logo após, deve clicar em “Atendimento do cidadão (documentos). Na nova página, no lado direito, clicar em “Certidões Negativas”. Ao preencher os campos do formulário, é necessário escolher entre a opção “Contribuinte” (para CPF ou CNPF) ou “Cadastro” (para imóveis). No campo abaixo, deve ser informado o respectivo número e, então, a finalidade.

O serviço de entrega física de certidões segue disponível no balcão de atendimento da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Neste caso, é cobrada a taxa de R$ 18,22 e o prazo para entrega é de 10 dias.

Conforme a secretária municipal da Fazenda, Ariane Cristina Berti, o serviço de emissão de certidões por meios digitais faz parte de um processo mais amplo, que visa a simplificação, desburocratização e eliminação de custos. “No ano de 2022 já não teremos mais o envio dos carnês impressos de IPTU, ISS fixo e taxa de vistoria de localização e funcionamento através do correio. A ideia é utilizar cada vez mais os recursos da internet. E, para tanto, é muito importante manter atualizados junto à Prefeitura os dados como telefone e endereço de e-mail”, afirma a secretária.

CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS

Munícipes que pretendem fazer a inscrição para o serviço de castração de cães e gatos, da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, já podem utilizar o recurso digital para obter a certidão negativa de débitos. O documento é exigido para a inscrição.

Crédito da foto: Reprodução