conteúdo do menu
conteúdo principal
31/03/2021

Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Cercamento eletrônico passa a funcionar em Nova Petrópolis

São câmeras que fazem a leitura de placas e emitem alertas à Brigada Militar

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O mês de março marcou o início da operação, em Nova Petrópolis, do sistema de cercamento eletrônico, disponibilizado pela Prefeitura e utilizado pelos órgãos de segurança pública. A partir deste recurso, um conjunto de câmeras de vídeo faz a leitura automática das placas dos veículos e emite alertas se houver algum tipo de infração. 

Em fevereiro as câmeras inteligentes já estavam instaladas, mas a leitura de placas ainda não estava em funcionamento. Foi quando a Administração Municipal efetuou o reposicionamento dos equipamentos e solicitou ao Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Brigada Militar que o serviço fosse disponibilizado na unidade da corporação em Nova Petrópolis. 

“O cercamento eletrônico representa um avanço muito grande para a segurança de nossa cidade. Agora temos a tecnologia operando 24 horas por dia para facilitar o trabalho da Brigada Militar e para garantir a segurança e a tranquilidade da nossa comunidade”, destaca o prefeito Jorge Darlei Wolf.   

Conforme o coordenador especial de trânsito e sistema viário da Prefeitura, Milton Cesar Szimanski, são seis câmeras dotadas com a tecnologia da leitura de placas. Elas estão instaladas em três pontos da cidade. “São duas câmeras em cada ponto, cada uma monitorando uma direção da via”, explica Szimanski.

A partir da tecnologia da leitura de placas e do acesso automático a diferentes bancos de dados, o sistema consegue identificar e alertar sobre vários tipos de infrações que podem envolver veículos, tais como roubo e furto, busca e apreensão, clonagem, restrição à circulação e licenciamento vencido. Cada alerta é acompanhado de uma foto do veículo. 

Ainda conforme Szimanski, o cercamento eletrônico soma-se ao sistema de videomonitoramento, cujas imagens estão à disposição da Brigada Militar e da Polícia Civil. Na Serra Gaúcha, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves são as únicas cidades que contam com sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico. 

Logo nos primeiros dias de operação em Nova Petrópolis, o cercamento eletrônico auxiliou na abordagem de um veículo em situação de furto. O automóvel foi percebido quando passava por Nova Petrópolis e a abordagem aconteceu em Gramado. 

 
 
Crédito das foto: Francis Jonas Limberger

Outras Notícias